Procon orienta consumidores sobre pesagem de bagagem
Consumidores que suspeitem das balanças usadas no check-in dos aeroportos devem ficar atentos
Diante dos resultados de uma operação realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, que constatou erros nas balanças usadas no check-in dos passageiros, como deve agir o consumidor que suspeite de uma medição incorreta? "Ele deve solicitar, por escrito, o valor da pesagem e de uma possível cobrança que acarrete prejuízo, como taxa por excesso de bagagem, e depois recorrer a um órgão de defesa do consumidor", orienta Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP.
LEIA TAMBÉM
Ipem encontra erros nas balanças de aeroportos paulistas
Também é direito do consumidor, no momento da pesagem, pedir à companhia aérea a aferição do equipamento. "A companhia aérea não pode se recusar a isso."
A partir da denúncia, o órgão competente fiscalizará a empresa e, se for o caso, esta deverá restituir integralmente o consumidor. "Cada situação tem de ser analisada individualmente", salienta Góes.
Do Portal do Governo do Estado de São Paulo
06/18/2012
Artigos Relacionados
Procon-SP orienta consumidores sobre compras de fim de ano
Procon orienta consumidores sobre o uso do 13° salário
Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores
Procon-SP orienta consumidores sobre leite adulterado
Procon-SP orienta consumidores sobre torpedos indesejados
Procon orienta consumidores sobre a garantia estendida