Procon-SP realiza operação Natal 2007
Ação aconteceu em shoppings e lojas da capital
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou entre os dias 4 e 14 a operação Natal. Foram visitados 373 estabelecimentos localizados em shoppings centers do município de São Paulo.
A operação teve por objetivo verificar se o consumidor está sendo informado prévia e adequadamente sobre os preços dos produtos e serviços, em especial, nas vitrines, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor e a legislação correlata.
Do total de estabelecimentos visitados, 189 foram autuados pelos fiscais da fundação. Ao todo, foram constatadas 215 irregularidades, lembrando que o mesmo estabelecimento pode ter apresentado mais de uma situação irregular, o que resulta no número de infrações superior ao total de estabelecimentos visitados.
Os principais problemas encontrados pelos fiscais foram:
1- falta da informação sobre o preço de produtos ou serviços expostos à venda: 96 infrações constatadas - equivalente a 25,7% do total de estabelecimentos visitados;
2- produtos parcelados ou financiados com o preço à vista, número e valores de parcelas, valor total à prazo e taxa de juros informados com caracteres em tamanhos diferentes dificultando a percepção do consumidor: 45 infrações constatadas – equivalente a 12% do total de estabelecimentos visitados;
3- informação de preço à vista sem ostensividade, dificultando a visualização do consumidor: 30 infrações constatadas – equivalente a 8% do total de estabelecimentos visitados;
4- informação do preço somente em parcelas obrigando o consumidor a realizar o cálculo: 17 infrações constatadas – equivalente a 4,5% do total de estabelecimentos visitados;5- informação de preço sem precisão, ou seja, deixando dúvida quanto a qual item se refere: 6 infrações constatadas – equivalente a 1,6% do total de estabelecimentos visitados;
Os fornecedores responderão processo administrativo, assegurada ampla defesa, podendo ao final deste ser multados. As multas variam entre R$ 212,82 a R$ 3.192.300,00, de acordo com o artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).
A Fundação Procon-SP atende nos postos lotados no Poupatempo Sé (Pça do Carmo, s/nº), Poupatempo Santo Amaro (R. Amador Bueno, 176/258) e Poupatempo Itaquera (Av. do Contorno, 60).
Reclamações também podem ser enviadas ao fax (11) 3824-0717. Para sanar dúvidas, o consumidor pode acessar o telefone 151 e o atendimento eletrônico www.procon.sp.gov.br. Para saber se a empresa tem reclamações no Procon-SP o telefone é 3824-0446.
Do Procon-SP
12/18/2007
Artigos Relacionados
Procon autua 340 estabelecimentos na Operação Natal
Procon-SP autua 30% das lojas visitadas durante operação Natal
Polícia Militar realiza “Operação Natal” nas rodovias paulistas
Polícia Rodoviária realiza ‘Operação Natal’ nas estradas paulistas
Polícia Militar realiza “Operação Aparecida 2007” nos finais de semana
Procon-SP realiza Operação Verão no litoral