Procuradoria Geral do Estado lança Portal dos Precatórios
Serviço vai facilitar o acesso a informações de créditos e situação dos títulos
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) lançou na tarde desta quinta-feira, 19, o Portal dos Precatórios, serviço que dará mais transparência à tramitação dos precatórios facilitando o acesso de credores e advogados às informações sobre seus títulos.
Os precatórios judiciais são dívidas da União, Estados e Municípios, cujo pagamento já foi determinado em instância final pela Justiça e deve ser efetuado, rigorosamente, de acordo com a ordem de protocolização. Os precatórios são divididos em alimentares e não alimentares. Os alimentares são aqueles originados em ações propostas sobre vínculo empregatício entre a administração e seus servidores, como indenização de férias, licenças-prêmio, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou invalidez. Os não alimentares estão ligados a desapropriações, áreas declaradas de utilidade pública ou de proteção ambiental e descumprimento de contratos, entre outros.
Antes da criação do portal, os interessados em acompanhar o andamento de seus precatórios tinham que ir até a sede da PGE na capital e protocolar um pedido de informações sobre os títulos, consultar os autos judiciais onde estão registrados os dados do processo, verificar no Diário Oficial a lista de precatórios pagos e expedidos publicada anualmente pelo Tribunal de Justiça, ligar para a ouvidoria do órgão ou entrar em contato com a seção Demandas dos Cidadãos gerenciada pela Casa Civil. Tudo isso ainda pode ser feito, mas o portal é uma forma de encurtar o caminho.
Como funciona
No Portal dos Precatórios, instalado na página de abertura do site da PGE (www.pge.sp.gov.br), os advogados terão total acesso à situação do precatório de seus representados, assim como os credores poderão realizar o acompanhamento de seus próprios títulos.
Para isso, é preciso se inscrever no site preenchendo um formulário eletrônico de habilitação que solicitará o cadastramento de informações sobre o usuário como o número do RG e CPF, e-mail e outras informações complementares. Já os advogados devem se cadastrar pessoalmente e depois complementar dados pelo portal.
Cadastrado, o usuário receberá e-mail da Controladoria de Precatórios da PGE com informes sobre o atendimento e possível pagamento de seus precatórios. Os usuários também receberão eletronicamente o demonstrativo de pagamento e o informe de rendimentos para o Imposto de Renda. Se preferirem, poderão optar pelo recebimento de boletins com as informações de seu título.
Na seção “Consultas”, o usuário ainda poderá obter a relação de pagamentos dos precatórios. A pesquisa será efetuada por data ou CPF/CNPJ e trará os números dos precatórios pagos no dia ou referentes aos números documentais pesquisados. Qualquer cidadão poderá acessar a relação dos últimos pagamentos efetuados, só não terá acesso aos valores pagos.
“Esta preocupação com a transparência reflete a seriedade com que o Estado trata a questão dos precatórios. Com esta nova ferramenta, totalmente segura, ampliamos a comunicação com a população, cumprindo nossa obrigação de informar o povo de São Paulo”, afirmou Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo, procurador geral do Estado.
O acesso
É importante lembrar que o serviço está disponível para advogados e credores com o cadastro já atualizado pela Procuradoria Geral do Estado, compreendendo:
Pessoas que aguardam atendimento:
- Precatórios alimentares da Fazenda do Estado até o exercício de 1998;
- Obrigações de pequeno valor da Fazenda do Estado, autarquias e fundações
Pessoas já atendidas:
- Precatórios alimentares da Fazenda do Estado, pagos a partir de março de 2005;
- Obrigações de pequeno valor da Fazenda do Estado, autarquias e fundações, pagas a partir de janeiro de 2006
Mariana Garbin com PGE
(I.P.)
06/19/2008
Artigos Relacionados
Assembléia aprova criação de cargos na Procuradoria-Geral do Estado
Hoje a Procuradoria Geral do Estado dá posse aos novos membros do Conselho
Procuradoria Geral do Estado abre concurso para estagiários de Direito
Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado oferece três cursos de pós
Novos membros do Conselho da Procuradoria Geral do Estado tomam posse na quarta
Estágio: Procuradoria Geral do Estado abre vagas para estudantes de Direito