Prodasen debate futuro ao celebrar seus 30 anos



Ao comemorar 30 anos de existência, o Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) estará com os olhos no futuro: a partir do mês que vem, um ciclo de palestras promovido pela associação de servidores do órgão colocará em evidência temas como o aperfeiçoamento do atendimento aos gabinetes de senadores e a modernização do processo legislativo.

- Queremos colocar em debate o futuro da informática no Senado Federal - antecipa Geraldo Braga Filho, presidente da Associação dos Servidores do Prodasen (Ascip), coordenador da agenda de eventos que marcará o aniversário.

Braga classifica como prioritária a melhoria dos serviços prestados aos gabinetes. Dessa forma, acredita, os senadores terão à disposição informação em quantidade e qualidade suficientes para que possam exercer cada vez melhor os seus mandatos legislativos. A ampliação do processo de informatização do processo legislativo também poderá, na opinião do presidente, contribuir para o aperfeiçoamento das atividades do Senado.

As festividades começaram no dia 12 de outubro, quando se celebraram os 30 anos do Prodasen, e deverão estender-se por quatro meses. Além de um coquetel previsto para o dia 30 e do ciclo de palestras, haverá uma exposição comemorativa, na qual se destacará o papel do órgão ao longo das três últimas décadas.

Entre os temas tratados na exposição, estarão a participação do Prodasen em eventos importantes da história brasileira recente, como a Assembléia Nacional Constituinte de 1988 e as comissões parlamentares de inquérito (CPIs), o novo painel eletrônico do Plenário e a segurança da rede mantida pelo Prodasen.

Segundo Braga, a rede do Senado é atualmente uma das maiores da América Latina. Toda composta por cabos de fibra ótica, ela atende a mais de cinco mil pontos e tem como principal referência a confiabilidade do sistema.

Para o diretor de Ciência e Tecnologia da Ascip, Constantin Metaxa Kladis, a celebração do trigésimo aniversário coincidirá com um -momento de retomada- do Prodasen. Ele recordou o pioneirismo das atividades do centro, que colocou toda a legislação nacional à disposição do público por meio eletrônico, e apostou na capacidade do órgão de se manter atualizado em relação às modernas tendências técnicas contemporâneas. -Tudo que se pensar em termos de tecnologia da informação, o Senado Federal tem-, observa Kladis.



21/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realiza sessão para celebrar 35 anos de criação do Prodasen

Prodasen comemora seus 39 anos de criação

Prodasen realiza cerimônia em comemoração aos seus 36 anos

Prodasen comemora 32 anos

Prodasen celebra aniversário de 39 anos

Prodasen comemora 31 anos de fundação