Prodasen divulga nota sobre problemas no 'site' do Senado na internet



A Secretaria Especial de Informática do Senado Federal (Prodasen) divulgou nota nesta quinta-feira (13) sobre ataques ao site do Senado na internet, que estariam ocorrendo desde a semana passada.

De acordo com o Prodasen, o site do Senado (www.senado.gov.br) tem sido alvo de tentativas de "Negação Distribuída de Serviço", prática cada vez mais comum no ambiente virtual. O nome de tal prática, em inglês, é Distributed Denial of Service (DDoS) e, de acordo com a nota, pode ser resumido da seguinte forma: "equipamentos espalhados pela internet direcionam um volume exorbitante de tráfego para o site a ser atacado, criando um congestionamento que atrapalha o acesso de usuários legítimos". Os sites Twitter e Facebook já foram vítimas de ataques desse tipo.

O Prodasen esclarece que já vem tomando as medidas necessárias para a solução do caso e que os resultados têm sido satisfatórios até o momento. Caso a situação se agrave, o órgão poderá solicitar auxílio do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), que é o grupo de resposta a incidentes de segurança para a internet brasileira, mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. O CERT.br é responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à internet no Brasil, conforme o site da entidade.

A nota diz ainda que a 1ª Secretaria do Senado já determinou o levantamento das origens dos problemas, "de forma minuciosa e em colaboração com a Polícia do Senado". A Polícia Federal poderá vir a ajudar nas investigações.

Em entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira (13), o 1º secretário do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), disse já ter-se reunido com o Prodasen e estabelecido um prazo para a solução dos problemas.

- Estamos intrigados. E existe, por parte do Prodasen, a suspeita de que é uma sabotagem que está sendo feita. É preciso que apontem um caminho para corrigir. Se for o caso, pedir à Policia Federal que intervenha para examinar exatamente de onde é que está vindo isso. O que nós não podemos é ter falha no sistema - afirmou Heráclito na ocasião.



13/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comunicação do Senado divulga nota com esclarecimentos sobre reportagem do 'site' Congresso em Foco

Presidência do Senado divulga nota sobre matéria veiculada no 'site' da 'Folha de S. Paulo'

Presidência do Senado divulga nota em resposta ao 'site' Contas Abertas

Secretaria de Comunicação Social divulga nota sobre matéria do 'site' estadão.com.br

Efraim divulga nota sobre contrato do Senado

Senado divulga nota sobre manutenção elétrica