Produção de abacaxi bate recorde no Rio Grande do Norte
O assentamento Planalto do Retiro, localizado no município de Touros, no Rio Grande do Norte, deverá colher cerca de cinco milhões de abacaxi até o final do ano. A safra, que iniciou em agosto, é considerada recorde desde o início do cultivo, há cerca de seis anos.
A safra recorde faz com que a comunidade rural seja considerada o assentamento que mais produz abacaxi no Rio Grande do Norte. A fruta é tão importante para a economia local que as famílias produtoras do abacaxi apelidaram a fruta de "Ouro do Planalto".
Em Planalto do Retiro, na safra 2010/2011, foram plantadas cerca de 500 hectares, o equivalente a 36% de toda a área do assentamento. Como a fruta tem ciclo de 18 meses, serão colhidas cerca de 250 hectares agora. A outra metade deverá ser retirada no próximo ano. Cada hectare produz 20 mil frutos aproximadamente.
De acordo com a Associação de Trabalhadores Assentados, estão sendo comercializados cerca de dez mil frutos diariamente. O abacaxi é vendido ao preço que varia entre R$ 0,80 a R$ 1,20. Os estados do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiros, são os maiores compradores. Porém a produção tem o comércio garantido para os estados nordestinos como o Ceará, Pernambuco e o próprio Rio Grande do Norte, por exemplo, que compram mais da metade da Safra.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
30/08/2011 19:26
Artigos Relacionados
Produção de Pré-sal bate recorde em julho
Petrobras bate recorde de produção de gasolina em janeiro
Indústria automobilística do País bate recorde de produção em 2013
Arrecadação da produção mineral bate recorde no primeiro semestre
Itaipu bate recorde histórico de produção de energia em janeiro
Brasil bate recorde na redução da queima de gás natural e aproveita 95,4% da produção