Produção industrial cresce em outubro pelo terceiro mês seguido



A atividade da indústria brasileira melhorou em outubro. Foi o terceiro mês consecutivo que os indicadores do setor tiveram desempenho positivo. O índice de evolução da produção ficou em 54,5 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, informa a Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira (20), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Acima de 50 indicam aumento da produção.

O nível de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria subiu de 72% para 75% em outubro. Com  isso, o nível de utilização média da capacidade instalada em relação ao tradicional alcançou 46,7 pontos, próximo da linha divisória de 50 pontos, o que indica que o indicador se aproximou do usual.  Além disso, o indicador de número de empregados subiu para 49,9 pontos em outubro, também muito próximo dos 50 pontos.

"A indústria também continua com os estoques próximos do nível planejado", constata a pesquisa. O índice de estoque efetivo em relação ao usual ficou em 50,5 pontos em outubro. Foi o segundo mês consecutivo em que os estoques ficaram próximos dos 50 pontos. Os indicadores variam de zero a 100. Acima de 50 indicam excesso de estoques.

O economista da CNI Marcelo Azevedo diz que os dados positivos da Sondagem Industrial  de outubro podem se repetir nos últimos meses de 2013.

Fonte: Portal Brasil com informações da Confederação Nacional da Indústria



20/11/2013 20:22


Artigos Relacionados


Produção industrial cresce 0,4% em outubro

Produção industrial cresce em 11 dos 14 locais pesquisados em outubro

Produção industrial cresce 0,6% em outubro, aponta IBGE

Participação das exportações sobre o total da produção industrial brasileira cresce no terceiro trimestre de 2011

Produção industrial cai em 7 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE em outubro

Produção industrial cresce em 11 de 14 locais pesquisados pelo IBGE