Produtores rurais recebem Plano Safra e máquinas do PAC 2



Agricultores, produtores e moradores de municípios do Paraná receberam novos investimentos do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014. O anúncio foi feito no último sábado (3) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no município de Toledo. 

Na ocasião, o Ministério também anunciou o investimento de R$ 39 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil. No mesmo dia, máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) foram entregues a 33 municípios paranaenses. Com a entrega, serão beneficiados mais de vinte e cinco mil agricultores familiares.

O recurso do Plano Safra está distribuído entre as políticas estruturantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Entre eles, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que terá como crédito o total de R$ 21 bilhões. 

O Brasil conta atualmente com 5,1 milhões de estabelecimentos rurais. Segundo dados do Ministério, 84% são estabelecimentos da agricultura familiar, portanto a ampla maioria dos agricultores brasileiros é de agricultores familiares. De acordo com o anúncio do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, “os agricultores são responsáveis por um terço de tudo que a agricultura e a pecuária brasileira produzem. E isso na menor extensão de terras porque apenas 24% da área agrícola são ocupadas por eles. Aproximadamente, 12 milhões de pessoas tem seu trabalho vinculado a propriedades da agricultura familiar”, afirmou o ministro.