Professores de Escolas Agrícolas pedem treinamento para se adequar à nova grade curricular



Professores de 16 escolas de ensino técnico agrícola do Estado querem que o governo do Estado promova as orientações e treinamentos necessários para adequação da nova estrutura curricular das Escolas Agrícolas, determinadas pela LDB. A decisão foi tomada, hoje durante seminário dos técnicos agrícolas, promovido pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Sindicato e Associação da categoria. Durante o evento, os profissionais traçaram as principais dificuldades para o enquadramento da nova grade curricular, que passará a trabalhar competências, abolindo, inclusive as tradicionais notas dadas pelos professores aos alunos. O professor Ervino Deon, um dos participantes, avalia que os técnicos agrícolas do estado devem passar por treinamentos, debates e encontros de estudos para se adequar a nova modalidade, que determinará, também, mudanças na relação professor-aluno. As decisões retiradas do evento serão encaminhadas à Suepro, órgão do governo encarregado das escolas técnicas. Neste documento, as entidades e a Comissão de Educação, destacam que as escolas técnicas federais estão mais avançadas no estudo e na implantação da nova legislação e que o estado deve organizar urgentemente métodos para atualização dos professores. O presidente da Comissão de Educação, deputado Giovani Cherini, do PDT, reforçou a iniciativa das entidades, destacando que a nova escola técnica terá como tarefa não só ensinar matemática, ciências e português, mas acima de tudo formar lideranças. Para tanto, pregou a mobilização permanente dos técnicos agrícolas em busca da valorização profissional, não só em termos de remuneração, mas como de conhecimento. A secretaria estadual da Educação informou durante o seminário, que a implantação da nova grade curricular não se dará mais no começo do próximo ano. Por esta razão, as escolas técnicas do Estado terão mais um ano para promover as adequações necessárias.

11/29/2000


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