Programa Arca das Letras entrega 84 bibliotecas no Ceará



Nesta terça (22) e quarta-feira (23), o Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) reinicia suas atividades no Ceará com a entrega de 84 novas bibliotecas para comunidades rurais dos Territórios da Cidadania Sertão Central, Vales do Curu e Aracatiaçu e Sertões de Canindé.

O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso ao livro e à leitura de comunidades rurais de municípios que já receberam as arcas. A ação é resultado da parceria entre o MDA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará, órgão coordenador do programa no estado, que conta com apoio de prefeituras, do Instituto Agropolos, da Delegacia Federal do MDA no Ceará e da Secretaria de Cidadania e Justiça.

Na terça-feira (22) será realizado o evento para entrega de 24 bibliotecas em Senador Pompeu. Elas vão atender comunidades rurais dos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Canindé. Na ocasião, também serão formados 48 agentes de leitura, moradores das comunidades responsáveis pelas bibliotecas e pelo incentivo à leitura de forma voluntária.

Na quarta-feira (23) o evento será em Itapipoca, onde serão entregues mais 60 bibliotecas e formados 120 novos agentes de leitura. Itapipoca é o município com o maior número de bibliotecas no País: 174, sendo que 114 delas somente no meio rural. Ainda neste semestre, outras 40 bibliotecas serão implantadas para completar o atendimento a todas comunidades rurais.

 

Parceria 

A Prefeitura Municipal de Itapipoca custeia a fabricação dos móveis-arca em penitenciárias e o MDA capacita os agentes de leitura para cuidar das bibliotecas e realizar atividades de incentivo à leitura. Os livros são adquiridos junto aos parceiros nacionais.

As arcas (móveis-bibliotecas) do Ceará foram fabricadas por sentenciados do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I e II  (IPPOO I e IPPOO II). Os sentenciados que fabricam os objetos têm a pena reduzida e recebem bolsas de trabalho do governo do estado, dentro de seu programa de ressocialização.

O Programa Arca das Letras chegou ao Ceará em 2004, com apoio do Banco do Nordeste e do Projeto Dom Helder Camara, no Território da Cidadania Sertão Central. Atualmente, já funcionam 807 bibliotecas rurais no estado, que beneficiam mais de 80 mil famílias moradoras do campo. Foram capacitados 1.600 agentes de leitura que atuam voluntariamente no empréstimo dos livros e no incentivo à leitura nas comunidades. O Ceará é o segundo estado do País em número de bibliotecas rurais, atrás apenas de Santa Catarina que já alcançou o número de 1.000 arcas das letras implantadas. 

A programação completa das solenidades no Ceará está disponível no site do MDA.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



21/02/2011 16:19


Artigos Relacionados


Arca das Letras entrega 38 bibliotecas rurais na Bahia

Arca das Letras entrega 20 bibliotecas a comunidades pernambucanas

Arca das Letras entrega mais 20 bibliotecas às comunidades rurais do Amapá

Projeto Arca das Letras entrega 11 bibliotecas rurais em Presidente Figueiredo (AM)

Programa Arca das Letras avalia bibliotecas do Maranhão

Paraíba receberá 31 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras