Programa brasileiro firma parceria com empresa norueguesa de petróleo e gás



Acordo firmado entre o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e a empresa norueguesa Statoil prevê a concessão de bolsas de pós-graduação no exterior. O acordo foi assinado na última quinta-feira (8), e consiste em duas fases de implementação. 

Em reunião realizada nesta terça-feira (20), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, recebeu o presidente da Statoil Brasil, Thore Kristiansen, para acertar os detalhes do funcionamento da parceria. A Statoil também é parceira do Portal Estágios & Empregos do CsF desde julho deste ano. 

A primeira vai financiar até 62 bolsas em Doutorado Pleno no Exterior (GDE), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), Pós-doutorado no Exterior (PDE) e Desenvolvimento Tecnológico no Exterior (DTE) nas áreas de petróleo e gás. 

A segunda fase terá investimentos no total de US$ 12 milhões, durante quatro anos, para co-financiamento de bolsas de estudos oferecidas a estudantes brasileiros que participam de projetos de pesquisa e desenvolvimento em instituições de ensino estrangeiras, bem como de professores visitantes, de instituições estrangeiras, que tenham interesse em desenvolver projetos de P&D em universidades nacionais na modalidade Pesquisador Visitante Especial (PVE). O número de bolsas e a distribuição por modalidade podem sofrer pequenas variações em decorrência da demanda e do país de destino.

Para o presidente do CNPq, a parceria com empresas é bem sucedida não apenas nos investimentos, mas na troca de experiências de conhecimento e práticas em busca de uma cooperação internacional ainda mais consolidada. "O programa CsF não é somente concessão de bolsas. Seu papel é aprimorar a qualificação profissional, explorar as práticas bem sucedidas por meio de programas de estágios e até mesmo de oportunidades de empregos fixos nas áreas de ponta da ciência e tecnologia. Nós queremos que os pesquisadores estrangeiros retornem periodicamente ao nosso País e que os nossos também tragam e levem o conhecimento adquirido", ressalta Glaucius Oliva.

Statoil

A empresa norueguesa objetiva a inovação e sustentabilidade por meio de investimentos em ciência & Tecnologia. A Statoil trabalha na extração de gás natural e petróleo. A organização é líder na operação da plataforma continental norueguesa. Representada em 34 países, a empresa possui atividades de extração e produção em 14 destes, inclusive no Brasil, onde atua desde 2001. Com sede no Rio de Janeiro, a Statoil Brasil opera o campo de Peregrino, na Bacia de Campos. O projeto entrou em fase de produção no primeiro semestre de 2011.

 

Fontes:

CNPq



23/08/2013 18:31


Artigos Relacionados


Ciência sem Fronteiras firma parceria com empresa de aço da Coréia do Sul

Eletrobras firma parceria de projeto com empresa chinesa

Petrobras firma parceria para etanol celulósico com empresa de bioinovação

Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

Ministro sugere parceria entre Petrobras e empresa de Eike Batista para melhorar refinarias de petróleo

Petrobras assina carta de cooperação com empresa norueguesa para atividades de exploração