Programa de capacitação de diretores tem inscrições abertas



Até o dia 2 de dezembro, é possível inscrever projetos na 5ª edição da Fábrica dos Cinemas do Mundo (La Fabrique des Cinémas du Monde) do Festival de Cannes, na França. A Fábrica é um espaço dedicado ao apoio, por meio de atividades de networking, workshops, encontros com órgãos internacionais de fomento e exibições paralelas, além de consultorias individuais, a projetos em desenvolvimento de diretores de países latino-americanos, africanos, asiáticos, da Europa Central ou Oriental ou do Oriente Médio, que estejam trabalhando em seu primeiro ou segundo longa. Os diretores selecionados serão convidados a participar do programa, que acontece no âmbito do Festival de Cannes, entre os dias 14 e 25 de maio do ano que vem, acompanhados de seus produtores.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site da Fábrica. Para se registrar, é necessário fornecer informações do projeto, como argumento, sinopse, justificativa para participação, estratégia de produção (gênero, público alvo, cronograma), orçamento, carta do diretor e links para seus trabalhos mais recentes na internet. O proponente também deverá enviar, no ato de inscrição, o tratamento mais recente do roteiro; um plano de financiamento, currículo do produtor (que deve ter produzido ao menos um filme nos últimos cinco anos) e do diretor e foto do diretor. Somente será aceito um projeto por proponente, e o orçamento deve ser de menos de 3 milhões de euros.

Clique aqui e veja as condições para participação.

Os projetos serão selecionados por um comitê e divulgados em março do ano que vem nos sites do Pavilhão dos Cinemas do Mundo do Festival de Cannes e do Instituto Francês. Os produtores selecionados terão os custos de viagem, acomodação, refeições e credenciamento cobertos pelo Instituto.

Há pelo menos quatro edições, o Brasil está presente no programa: em 2010, "Pela janela, de Caroline Leone, esteve entre os selecionados; em 2011, foi a vez de “1994”, de Gustavo Melo; em 2012, Anita Rocha da Silveira e Vania Catani levaram “Mate-me por favor” ao pavilhão; e na edição deste ano, “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, representou o País no evento.

Para mais informações, consulte o site do Pavilhão Cinémas du Monde do Festival de Cannes.

Fonte:

Agência Nacional do Cinema



29/11/2013 10:44


Artigos Relacionados


Abertas inscrições para capacitação sobre o Siconv

Abertas inscrições para capacitação de cooperativas de produção agropecuária

Abertas inscrições para capacitação de artesãos no Mato Grosso do Sul

Abertas inscrições para capacitação de mulheres na construção civil

Abertas inscrições para oficinas de roteiro com diretores Juan Villegas e María Escandón

Curso de capacitação para agentes de organização escolar está com inscrições abertas