Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira investirá R$ 17,5 milhões no setor



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) assinarão, nesta quinta-feira (15), em São Paulo, o novo convênio do Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira (Texbrasil) referente à 2012/2013. O convênio prevê investimentos de R$ 17,5 milhões ao longo dos primeiros 12 meses.  

A assinatura do convênio está inserida na programação do Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar. Promovido pela agência em parceria com a Abit, o evento terá a apresentação do presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, do gestor do Projeto Setorial de Moda, Marco Lobo, e do diretor executivo do Gad’Innovation, Charles Bezerra. Durante o seminário, que será realizado na sede da associação, Charles falará sobre cultura de inovação, design e sustentabilidade. 

O Programa Texbrasil promove as exportações e a internacionalização das empresas do setor. Atualmente, 348 empresas participam do programa, contribuindo com 42% das exportações brasileiras do setor têxtil e de confecção. A expectativa para 2012 é de crescimento de 5% nas exportações das empresas do Texbrasil, chegando a US$ 630 milhões, de acordo com a Abit. 

O novo convênio visa promover o posicionamento e a internacionalização da indústria da moda brasileira e tornar essas empresas referência mundial em inovação, design e sustentabilidade. 

“Cada vez mais, estamos conseguindo aumentar a percepção internacional do Brasil como produtor global de moda sustentável, inovadora e de qualidade”, explica Mauricio Borges. “Incrementar essa participação exige que a produção do País esteja bem posicionada no mercado mundial, um desafio que estamos vencendo agregando inteligência competitiva a ações de promoção comercial, como missões empresariais internacionais e eventos de moda, entre outras”, completa ele. 

Para o presidente da associação, Aguinaldo Diniz Filho, o Texbrasil é a referência do setor para quem quer começar a exportar ou aumentar suas exportações. Segundo ele, todo o suporte que uma empresa precisa, desde informações mais básicas até as mais complexas, passando por capacitação, pesquisa de mercado, gestão de exportação e toda a parte de promoção comercial estão disponíveis de forma rápida e clara para as empresas. “Não se cria uma cultura exportadora da noite para o dia, mas as empresas têm certeza que o Texbrasil estará apoiando em todo o caminho”, afirma Aguinaldo. 

No convênio 2012/2013, entre os mercados-alvo do programa, a Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, em parceria com a Abit, selecionou 10 países-alvo. No segmento de confecções, foram escolhidos: Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Austrália, Emirados Árabes Unidos e República Dominicana.  No segmento têxtil, os países escolhidos foram Argentina, Colômbia e Peru. 

O novo convênio prevê, entre outras ações, a disponibilização customizada de informações às empresas participantes do programa. Para isso, será criada uma plataforma tecnológica que possibilitará às empresas o acesso a informações específicas e a elaboração de seus próprios relatórios, combinando dados do Guia Texbrasil e da área de Inteligência Competitiva do Texbrasil. 

 

Parceria 

O Programa Texbrasil foi criado em 2000 com o objetivo de organizar as empresas brasileiras para a oferta de produtos têxteis e de confecção no mercado internacional. Em 12 anos de parceria entre a Apex-Brasil e a Abit, já foram firmados sete convênios, com investimentos de R$ 112 milhões, gerando um volume de negócios de US$ 4,2 bilhões. 

Nesse período, o projeto promoveu a vinda ao Brasil de mais de 900 compradores internacionais e 900 jornalistas estrangeiros, além da participação das empresas brasileiras em mais de 200 feiras fora do País.        

De acordo com a International Textiles and Manufacturing Federation (ITMF), o Brasil é o quinto maior produtor mundial de têxteis, o quarto maior produtor mundial de confecção, o segundo maior produtor mundial de denim (matéria prima para a fabricação de jeans) e o terceiro maior produtor de malhas. 

 

Moda Brasil 

As cadeias produtivas relacionadas à moda têxtil e de confecções, a gemas, jóias e afins e ao couro, calçados e artefatos estão reunidas no grupo Moda Brasil da Apex. 

Os objetivos são a promoção da moda brasileira no exterior por meio de ações convergentes entre os setores, o desenvolvimento de projetos que beneficiem a indústria da moda, o compartilhamento e a integração de informações e experiências, a busca de soluções em conjunto, o incentivo ao cooperativismo e ao associativismo e o desenvolvimento de estudos de inteligência comercial e competitiva para os setores de moda. 

Para atingir essas metas, a Apex-Brasil, em parceria com as entidades setoriais, realiza diversas ações, como a coordenação dos simpósios de moda junto a instituições de ensino internacionais nas principais capitais da moda, como no Centro Politécnico de Design, em Milão (2008), no Bunka Fashion College, em Tóquio (2009), no Fashion Institute of Technology, em Nova Iorque (2010), e no Instituto Francês de Moda, em Paris (2011). 

Em desenvolvimento está também, o Branding Moda Brasileira, com o objetivo de definir uma identidade para a marca nos mercados nacional e internacional, alinhando as estratégias de negócios, as expectativas das empresas e dos parceiros e a promoção do design nos setores da moda, a partir de um conceito de design brasileiro com identidade própria. 

A Apex-Brasil promove, ainda, os comitês de competitividade do Plano Brasil Maior dos setores de cosméticos, têxtil, calçados, joias e design  e incentiva as iniciativas integradas entre os setores. 

 

Fonte:
Apex Brasil



15/03/2012 19:31


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