Programa do MEC incentiva docência em áreas com carência de professor
Estudantes do ensino médio de escolas públicas serão incentivados à docência em áreas de carência de professores e à pesquisa científica. Novo programa lançado pelo Ministério da Educação (MEC), Quero Ser Professor, Quero Ser Cientista concederá 40 mil bolsas de iniciação júnior, no valor de R$ 150, em 2014. A meta é chegar a 100 mil bolsas.
O programa pretende despertar interesse de jovens estudantes por pesquisa e docência, com ênfase em matemática, química, física e biologia.
O investimento inicial será de R$ 54 milhões no primeiro ano. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é preciso incentivar talentos desde a juventude. "Algumas áreas que são essenciais para o desenvolvimento do país não estão crescendo no ritmo que o Brasil", explicou o ministro.
As bolsas de iniciação júnior serão prioritariamente concedidas a estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental da rede pública dos estados, preferencialmente em escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador. Também são candidatos às bolsas os premiados em olimpíadas cientificas e participantes de projetos vinculados a programas apoiados pela Capes e pelo CNPq.
Clique aqui para baixar o áudio sobre o assunto com o ministro Aloizio Mercadante.
Fonte: Rede de Comunicadores
27/09/2013 13:03
Artigos Relacionados
Evento irá divulgar resultados de Programa de Docência
Programa Institucional de Iniciação à Docência aprova 243 projetos
FREIRE PEDE REVISÃO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA
Programa de bolsas de iniciação à docência seleciona instituições públicas
Capes divulga edital do Programa Institucional de Iniciação à Docência
Programa de iniciação à docência tem novo prazo para recebimento de propostas