Programa garante remédio gratuito para mães atendidas em hospital estadual da capital



Gestantes da maternidade estadual Interlagos não precisarão se deslocar aos postos de saúde para receber medicação prescrita no pós-parto

A Secretaria Estadual da Saúde acaba de implantar na Maternidade Estadual Interlagos um programa inédito para garantir que todas as mães que derem à luz na unidade tomem a medicação prescrita para o período de pós-parto, no momento que tiverem alta hospitalar.

O projeto surgiu depois que profissionais da maternidade perceberam que muitas mães, quando retornavam para a consulta com seus bebês, não tinham ido a uma Unidade Básica de Saúde retirar os medicamentos indicados pelo médico.

Pelo novo programa, toda mulher que for atendida na maternidade receberá, assim que tiver alta, todos os remédios necessários para os 20 dias subseqüentes. São vitaminas, analgésicos e antibióticos que a paciente retira na hora, garantindo seu tratamento até a próxima consulta médica. A estimativa da unidade é distribuir aproximadamente 30 mil remédios mensalmente.

“A mulher que acabou de dar a luz tem dificuldades para se locomover até uma unidade de saúde, pois muitas vezes não tem com quem deixar o filho recém-nascido ou ainda não tem dinheiro para a condução. Então ela deixa de consumir medicamentos fundamentais para o período pós-parto”, afirma a diretora da maternidade, Sandra Regina Sestokas Zorzeto.

A Maternidade Estadual Interlagos, maior da cidade de São Paulo, realiza cerca de 450 partos por mês. Fica na Rua Leonor Alvim, 2111.

Secretaria Estadual da Saúde

(M.S.)



01/18/2008


Artigos Relacionados


Mães e filhos ganham almoço para 700 pessoas em hospital da capital

Hospital estadual abre vagas para curso gratuito destinado a gestantes

Ambulatório do Umbigo garante orientação às mães do Hospital Vila Alpina

Mães da periferia ganham mudas de árvores em hospital estadual

Mães da periferia ganham mudas de árvores em hospital estadual

Hospital estadual abre 79 vagas para médicos na capital