Programa investe na rede de educação profissional do País
O programa Brasil Profissionalizado, criado em 2007, busca fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A modernização e expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional – uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) – ocorre por meio de repasses de recursos do governo federal.
O programa leva em consideração o desenvolvimento da educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos resultados para a melhoria da aprendizagem. Um diagnóstico do ensino médio contém a descrição dos trabalhos político-pedagógicos, orçamento detalhado e cronograma das atividades. O incremento de matrículas e os indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos também são analisados.
Como participar do programa
Os Estados e municípios interessados em aderir ao Brasil Profissionalizado devem assinar o Compromisso Todos pela Educação (Decreto n° 6094/97). Em seguida, o secretário estadual de educação ou secretaria afim devem formalizar à Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) sua intenção de participar do programa.
No mesmo documento devem constar o nome e o CPF dos responsáveis pela execução do Brasil Profissionalizado no Estado. Os dados são cadastrados no Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle), plataforma em que são inseridos o diagnóstico, a elaboração do plano de expansão e melhoria da educação profissional e os projetos de infra-estrutura (Construção, ampliação ou reforma da unidade escolar).
O passo seguinte é solicitar à secretaria estadual um técnico para orientar a elaboração do diagnóstico e do plano que, finalizados, devem ser enviados para análise da Setec e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
As ações aprovadas pela Setec são encaminhadas para celebração de convênio com o FNDE ou para atendimento por assistência técnica.
Fonte:
Ministério da Educação
17/08/2013 18:21
Artigos Relacionados
País investe em educação profissional para qualificar trabalhadores
Senai investe R$ 3 bilhões em educação profissional até 2014
Rede de educação profissional completa cinco anos
Rede de educação profissional irá contratar cinco mil professores
Congresso homenageia centenário da Rede de Educação Profissional
MEC quer melhorar a qualidade da Rede Federal de Educação Profissional