Programa Poupatempo completa dez anos



Primeiro a ser inaugurado, Posto Sé recebe 12 mil pessoas por dia e presta cerca de 300 serviços ao cidadão

O aposentado Firmino Cardoso dos Santos mora no bairro do Limão, na zona Norte da Capital paulista. Sempre que precisa licenciar o carro procura o Poupatempo Sé. “O pessoal aqui é muito simpático, sempre me atendem bem”, afirma ele. Já o mestre de obras Francisco Barbosa de Oliveira, que precisava de um atestado de antecedentes, procurou o posto pela primeira vez na quarta-feira. 24. “Nunca tinha usado o Poupatempo, mas sabia que existia”, conta. A corretora de imóveis Jorvina Navarro aproveitou que estava no centro da cidade para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade. “Aqui o documento sai mais rápido”, diz. Jonas da Silva Chaves, que acabou de chegar  do Ceará para morar em São Paulo e precisava de uma carteira de trabalho, procurou o Posto Sé e em pouco tempo estava com o documento nas mãos.

Histórias como essas podem ser ouvidas mais de 12 mil vezes todos os dias só na unidade Sé do Poupatempo. Criado pelo Governo paulista com o objetivo de reunir em um mesmo local diversos órgãos e serviços públicos e aproximar o poder público da população, o programa Poupatempo está completando 10 anos.

Quando iniciou as atividades, em 20 de outubro de 1997, o Posto Sé,  localizado na Praça do Carmo, próximo a Estação Sé do Metrô, contava com cerca de 400 funcionários e, no primeiro ano, realizava em torno de 7,6 mil atendimentos diários. Atualmente, para dar conta da demanda, mantém um time de 800 funcionários e oferece cerca de 300 serviços, de 15 órgãos públicos.

Referência de qualidade

Com o Posto Sé nasceu também um novo conceito de atendimento ao cidadão. O Padrão Poupatempo de excelência se consolidou e hoje é uma referência para os serviços públicos de todo o país e também de algumas regiões do exterior. “O Poupatempo é referência de qualidade. Somos muito procurados por municípios e estados que querem implantar os próprios centros de atendimento ao cidadão”, orgulha-se Candida Rocha Schwenck, gerente do Posto Sé.

Para manter o padrão de qualidade no atendimento, o Poupatempo investe no treinamento e na valorização dos funcionários, o que representa uma inovação no serviço público. Quando um posto é inaugurado, os servidores chegam a ter um mês inteiro de treinamento. Além disso, todos os anos os funcionários passam por uma reciclagem, onde são discutidas novas práticas de atendimento, liderança, coleguismo e até técnicas de relaxamento.

O treinamento, porém, é apenas um dos fatores da valorização dos funcionários. No Posto Sé, a maioria dos supervisores já foi atendente e a própria gerente da unidade atuou como assistente e coordenadora até chegar à gerência, cargo mais alto na estrutura do Poupatempo.

O investimento faz sentido uma vez que os funcionários atuam como uma espécie de ponte entre o cidadão e a gerência. “São eles que detectam as mudanças que devem ser feitas, seja na estrutura física ou no atendimento”, explica Candida.

Todo esse investimento no funcionário resulta em pessoas motivadas. Lucia de Fátima Oliveira, atendente do Poupatempo Sé desde a inauguração costuma se emocionar quando fala do trabalho. Ela, que atuou10 anos em uma multinacional, foi para o serviço público porque queria trabalhar meio período. Quatro anos depois, estava decidida a pedir demissão, quando soube pelo Diário Oficial que seria realizado um concurso interno para o novo programa. “Acabei ficando e não me arrependo. O Poupatempo mudou minha vida. Aprendi a ouvir e a ter paciência”, afirma.

Ela conta que se sente privilegiada por ter todas as condições de desenvolver um bom trabalho. “Visto a camisa, mas sei também que se tiver críticas a fazer, serei ouvida”, diz. Para Lucia, porém, o que mais a agrada no dia-a-dia é saber que o cidadão será atendido. “Aqui, se a pessoa chegar com as informações necessárias, ela tem a certeza de que sairá com o documento na mão”, afirma.

Essa certeza é que motiva também Adelino Machado Medeiros, supervisor do Poupatempo Sé, que coordena um grupo de 35 funcionários e 12 estagiários. “Aqui é possível ver o que significa cidadania na prática”, afirma.

Poupatempo em números

Ao longo desses 10 anos, o Poupatempo se consolidou e cresceu. Atualmente, conta com 11 Postos Fixos que atendem na Capital, Grande São Paulo e interior do Estado, disponibilizando mais de 400 serviços públicos.

Na Capital, há postos fixos nos bairros da Sé, Luz, Itaquera e Santo Amaro; na Grande São Paulo estão nos municípios de São Bernardo do Campo e Guarulhos; e no interior, nas cidades de São José dos Campos, Campinas (duas unidades), Ribeirão Preto e Bauru.

Há ainda sete Unidades Móveis, três para o atendimento em bairros e municípios mais distantes dos Postos Fixos da Capital e Grande São Paulo, e quatro para atender as regiões de Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba. Nelas, são oferecidos serviços essenciais como emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais e Carteira de Trabalho.

Juntos, os onze Postos Fixos e as sete Unidades Móveis do Programa Poupatempo já realizaram a emissão de 15,3 milhões de RGs, 8,5 milhões de Atestados de Antecedentes Criminais, 4,5 milhões de Carteiras de Trabalho e 6,1 milhões de carteiras de habilitação, que são os serviços mais solicitados pelos cidadãos. As unidades móveis já realizaram 375 roteiros e percorreram mais de 25 mil quilômetros.

Aprovação

O Programa Poupatempo recebe, ano a ano, ininterruptamente desde 2001 – ano em que a aplicação da pesquisa Ibope foi iniciada – 99% de aprovação de seus usuários.

Esse índice se deve ao fato de colocar à disposição, em um só local, uma vasta gama de serviços públicos e de apoio, como caixas eletrônicos, fotocopiadora e lanchonete; além de oferecer atendimento de qualidade, sem a necessidade de intermediários. Outro fator importante é o horário de atendimento. O Poupatempo funciona das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira e também atende aos sábados, das 7 às 13 horas.

A opinião dos cidadãos acerca dos serviços do Poupatempo é muito importante o ano todo. Para isso, diversos canais estão disponíveis: é possível enviar elogios, sugestões e reclamações via internet, através do site www.poupatempo.sp.gov.br, pelo Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita) e ainda através de Fichas de Manifestação, disponíveis em todos os Postos.

Cíntia Cury / Poupatempo

(I.P.)



10/25/2007


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