Programa promove a formação em doutorado de professores de instituições federais



Foi publicado nesta segunda-feira, 7, o novo regulamento do Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral), que tem como objetivo promover, em nível de doutorado, a qualificação dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O Prodoutoral caracteriza-se por favorecer a mobilidade dos bolsistas para outras instituições durante a capacitação docente, como forma de integração entre as instituições participantes, de origem e destino.

O programa realiza-se de forma compartilhada entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as Ifes por meio do planejamento, cujas bases deverão constar no Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor).

O plano é um instrumento obrigatório a ser apresentado à Capes, que deve conter a política institucional com as diretrizes e o modelo de gestão a ser adotado, de modo a evidenciar os princípios, os desafios, os objetivos e as metas globais. A Capes encaminhará em breve orientações às instituições para a submissão dos Planfors a serem analisados pelos comitês assessores.

Os benefícios concedidos pelo Prodoutoral consistem em mensalidade de bolsa, cujo valor será fixado pela Capes, e auxílio moradia, pago durante o período de recebimento da bolsa e permanência do bolsista na instituição de destino. A bolsa e o auxílio moradia serão concedidos pelo prazo máximo de 12 meses, podendo ser renovados anualmente até atingir o limite de 36 meses.

Participação
Para participar do programa, as instituições de origem deverão apresentar à Capes o Planfor, demonstrar condições de acompanhamento e de avaliação dos docentes em formação doutoral, comprometer-se a consolidar grupos de pesquisa para posterior criação de novos programas de pós-graduação e manter o afastamento do docente durante o período de recebimento da bolsa.

As instituições de destino deverão possuir curso de pós-graduação com conceito igual ou superior a 4, considerando as áreas estratégicas e prioritárias estabelecidas no Planfor da instituição de origem e dispor de recursos de infraestrutura de ensino e de pesquisa considerados indispensáveis à formação docente nas áreas contempladas.

Já os docentes candidatos deverão, entre outros requisitos, pertencer ao quadro docente da instituição de origem, em regime de 40 horas semanais, e estar afastado integralmente de suas atividades na instituição de origem durante o período de recebimento da bolsa.

Acesse o regulamento.

Fonte: Capes



07/10/2013 18:38


Artigos Relacionados


Instituições podem propor cursos para a formação de professores

Alckmin lança programa de formação universitária para professores

Raupp elogia programa de formação de professores de língua inglesa

Governo lança programa para fortalecer formação de professores no Estado de SP

Capes divulga edital para programa de formação de professores no Timor Leste

Programa para alfabetizar alunos até os oito anos vai investir na formação de professores