Programa qualifica mulheres para trabalhar na área de construção civil
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), instituição vinculada ao Ministério da Integração Nacional, promoveu na última segunda-feira (23), aula inaugural do Programa Mulheres na Construção. Cerca de 200 alunas participaram do evento realizado nas futuras instalações do Instituto Federal de Brasília (IFB), em Samambaia, região administrativa do Distrito Federal.
“A mulher é mais cuidadosa, mais detalhista que o homem, então faz as coisas com mais carinho, com mais atenção do que o homem”, afirmou Marcelo Dourado, diretor superintendente da Sudeco. O diretor destacou ainda a necessidade de aumentar o número de mulheres que trabalham na construção civil, que segundo ele são apenas 3% do total de profissionais.
Recepcionadas com a entrega de uma rosa, durante o evento as alunas foram apresentadas aos professores dos cursos, ouviram explicações sobre o conteúdo e conheceram a história do programa. Conceição de Maria Costa, diretora geral do Campus Samambaia, proferiu palestra motivadora, deu as boas-vindas ao grupo e compartilhou sua experiência para se formar no curso de engenharia civil. “A partir desse grupo a gente espera que as mulheres possam entrar de fato num mercado que hoje é essencialmente masculino”, disse Conceição.
Para Miguel Ivan, diretor do Departamento de Gestão de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, o fato do Brasil ser governado por uma mulher reforça a importância de um programa como o Mulheres na Construção. “A presidenta Dilma sonha com um País mais igual, onde homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades, e esse programa faz parte dessa forma de governar”, afirmou.
Também participaram da aula inaugural a secretária de Mulheres do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira; o vice-presidente do Sinduscon, Luiz Carlos Botelho Pereira; o reitor do IFB, Wilson Conciani; e a diretora de ensino do IFB Samambaia, Neli Terezinha da Silva.
Programa
O objetivo do Programa Mulheres na Construção é qualificar mulheres e beneficiários de programas sociais de transferência de renda com cursos de azulejista e pintor de obras.
A Sudeco investiu R$ 1,1 milhão na realização dos cursos. O projeto conta com a parceria do Instituto Federal de Brasília; do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal e da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.
A partir do segundo semestre de 2012 serão abertas cinco mil novas vagas para toda a Região Centro-Oeste.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
26/04/2012 11:03
Artigos Relacionados
Abertas inscrições para capacitação de mulheres na construção civil
Projeto Mão na Massa seleciona mulheres no RJ para curso profissionalizante de construção civil
Projeto no Mato Grosso qualificará profissionais na área de construção civil para a Copa
Brasil Sem Miséria faz parceria no Ceará para qualificar mulheres para a construção civil
Estímulo à contratação de mulheres na construção civil vai à CCJ
Projetos na área de construção civil podem concorrer a edital da Finep