Programa seleciona projetos de desenvolvimento regional



O Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou nesta semana edital para selecionar 20 projetos de pesquisa em mestrado e doutorado voltados ao desenvolvimento regional brasileiro.  

O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Assuntos relacionados ao Desenvolvimento Regional e Nacional (Pró-Integração) tem o objetivo de estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa entre pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, contemplando a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu acadêmico.

"São bolsas de mestrado, doutorado e doutorado sanduíche (fora do País) para que pesquisadores, instituições de pesquisa reconhecidas pela Capes, sejam individualmente ou consorciadas com outras instituições líderes, possam concorrer e desenvolver trabalhos nas temáticas do Ministério da Integração", explica Adriana Melo, diretora de Políticas de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Os recursos vão financiar pesquisas sobre oito temas, dentre eles o de gestão ambiental, desenvolvimento regional, desertificação, gestão de desastres naturais e recursos hídricos. "Os estudos podem virar publicações, fomentadas pelo Ministério da Integração, e poderão concorrer ao Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, ou aprimorar as políticas públicas brasileiras", afirma Adriana Melo. 

Para esse ano, foi destinado de R$ 3,2 milhões para o programa Pró-Integração e estão previstos investimentos que totalizam R$ 10 milhões, distribuídos entre os anos de 2012 e 2015, sendo 50% dos recursos disponibilizados pela Integração Nacional e 50% pela Capes. Serão lançados editais anuais, até 2015.

Para mais informações clique aqui

Capes
Tem como atribuições a avaliação da pós-graduação stricto sensu, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de especialistas de alto nível e promoção da cooperação científica internacional.

Pesquisadores e especialistas de todas as áreas têm no intercâmbio internacional a possibilidade de melhorar sua qualificação e contribuir para a educação de seus países. Por meio da Capes, vários países têm acordo de cooperação internacional com o Brasil, entre eles Alemanha, Argentina, Chile, China, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal, Timor Leste e Uruguai.

Fonte:
Ministério da Integração Nacional

Capes

 

 

30/08/2013 21:00


Artigos Relacionados


Laboratório de desenvolvimento seleciona projetos

Incra seleciona projetos de desenvolvimento sustentável para assentamentos

Edital seleciona projetos sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia

Caixa Econômica Federal seleciona projetos de desenvolvimento sustentável

Programa Pró-Defesa seleciona 10 projetos

Sarney defende projetos de desenvolvimento regional para a Amazônia