Projeto autoriza processo seletivo para ascensão de servidores



O plenário do Senado aprovou nesta quarta (10), por 62 votos a favor e nenhum contra, proposta de emenda constitucional que autoriza o serviço público a realizar processo seletivo no desenvolvimento funcional dos servidores que querem ter acesso a cargos mais elevados na carreira. Tal processo, no entanto, terá de ser aberto a todos servidores (e não apenas do órgão que fizer a seleção) e a qualquer pessoa que não seja servidora pública.

O projeto original foi apresentado pelo senador Sebastião Rocha (PDT-AP) e não previa a participação de outros servidores e não-servidores no processo seletivo. Na sua tramitação Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador José Fogaça (PPS-RS) apresentou um substitutivo prevendo a participação de qualquer funcionário ou não-funcionário público nestes processos seletivos. Para ele, caso não houvesse esta abertura, o projeto iria ferir a Constituição, a qual exige concurso público para acesso ao serviço público.

Na mesma sessão, os senadores aprovaram o nome Luiz Alberto Silva para exercer o cargo de conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel. Também recebeu votação favorável projeto de decreto legislativo que aprova a programação monetária do governo para o atual trimestre. O relator da matéria, senador Waldeck Ornelas (PFL-BA), observou em sua análise que os números apresentados pelo Executivo são compatíveis com a possibilidade de manutenção de queda na taxa de juros ao longo do ano. O documento prevê que o total de papel moeda nas mãos das pessoas ou nos depósitos à vista nos bancos ficará neste trimestre em R$ 72,6 bilhões.

O plenário aprovou ainda textos que alteram a constituição e a convenção da União Internacional de Telecomunicações (UIT), decididos em 1998 durante encontro de países-membros em Minneapolis (EUA). O relator da matéria, senador Tião Viana (PT-AC), informou em seu parecer que o ministro das Relações Exteriores explicou que as mudanças buscam conciliar interesses dos 189 países associados "nessa fase de profundas e rápidas transformações nas telecomunicações", principalmente quanto às metas de universalização dos serviços do setor.



10/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MDA anuncia processo seletivo para servidores temporários

Projeto Quilombo das Américas abre processo seletivo para pesquisadores

IPT abre processo seletivo para estágio

EAD abre inscrições para processo seletivo

Inscrições para processo seletivo do INSS vão até 11 de janeiro

Transpetro abre processo seletivo para 206 vagas