Projeto Senado Verde dará início à coleta seletiva de lixo
O projeto de gestão ambiental Senado Verde promoveu nesta terça-feira (3), no auditório Petrônio Portela, a palestra "Coleta seletiva e economia de recursos naturais", com o objetivo de preparar os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção da Casa para a execução da coleta seletiva, que será implantada no Senado. Na palestra, o diretor da Subsecretaria de Controle de Qualidade e Especificações do Senado, engenheiro Luciano Freitas de Oliveira, falou sobre a importância e os benefícios da coleta seletiva de lixo e da adoção de medidas sócio-ambientais pelos funcionários.
No sistema de coleta seletiva de lixo no Senado, conforme explicou o diretor, serão usadas lixeiras de cor preta para a coleta do lixo seco (papéis, plásticos, caixas, metais, vidros e outros) e lixeiras de cor branca para o recolhimento do lixo orgânico (restos de alimento, papel higiênico, copos descartáveis com resto de café ou suco). Segundo o diretor, o lixo seco produzido no Senado deverá ser doado para a Associação de Agentes Ecológicos da Vila Planalto, enquanto o lixo orgânico será coletado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Estavam presentes na palestra, o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, o diretor da Secretaria de Serviços Gerais, José Ausnemburgo Machado, e a coordenadora do projeto Senado Verde, Mariângela Cascão, que criticou o posicionamento da sociedade em relação ao consumismo exagerado e a falta de responsabilidade com o meio ambiente.
- Se cada pessoa pensar que os problemas ligados ao meio ambiente são apenas responsabilidade do governo ou de empresas, nós não avançaremos - disse a coordenadora.
O projeto de gestão ambiental Senado Verde foi criado em junho de 2007 para desenvolver ações de preservação do meio ambiente. Dentro do projeto, será realizada a 3ª Semana do Meio Ambiente, de 9 a 13 deste mês, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com a Câmara dos Deputados. As discussões desta 3ª semana devem se dar em torno do tema "Mudança de Atitude".
03/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Campanha Coleta Seletiva de Lixo
Sabesp adota coleta seletiva de lixo
Educação é fundamental para coleta seletiva e reciclagem do lixo
SP recebe mais um posto para coleta seletiva de lixo
Eduardo elogia adoção de coleta seletiva de lixo em Tocantins
Habitação faz parceria com prefeitura para coleta seletiva e reciclagem de lixo