Projetos de agroecologia e sistemas orgânicos de produção terão R$ 30 mi em recursos



O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a Chamada n°81/2013, destinada ao incentivo da Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção. O objetivo é selecionar propostas que integrem atividades de pesquisa, educação e extensão para a construção e socialização dos conhecimentos e práticas. No total, R$ 30 milhões serão aportados na iniciativa. O prazo limite para a submissão das propostas é o dia 4 de novembro de 2013.

Todos os projetos devem estar alinhados à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. O público beneficiário prioritário da chamada é composto por estudantes do ensino técnico, tecnológico e superior, agricultores familiares, pescadores e aquicultores, agricultores e produtores em transição agroecológica, envolvidos com a produção orgânica ou de base agroecológica e professores, pesquisadores e agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater).

A parceria definiu diretrizes e eixos prioritários de atuação específicos que devem servir de base para as propostas enviadas, entre elas a promoção da soberania, segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável, a conservação dos ecossistemas naturais e a recomposição dos ecossistemas modificados, a promoção da valorização da agrobiodiversidade e dos produtos da sociobiodiversidade, e o incentivo à formação e integração de rede de informações sobre tecnologias e conhecimentos relacionados à produção orgânica e de base agroecológica.

Fonte:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico



30/09/2013 17:25


Artigos Relacionados


MDA seleciona empreendimentos para feira de produtos orgânicos e agroecologia

Agroecologia e produção orgânica são destaque em evento

Congresso brasileiro debate agroecologia e produção orgânica

Comissão de Agroecologia e Produção Orgânica promove encontro

Governo lança Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

Escolas públicas terão recursos para projetos culturais