Projetos de entidades privadas sem fins lucrativos irão avaliar a inclusão social e produtiva de ação do biodiesel



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá selecionar os projetos de avaliação da inclusão social e produtiva da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). As entidades privadas, sem fins lucrativos, devem apresentar propostas de até R$ 2 milhões.

O objetivo é avaliar a relação entre o MDA, as empresas produtoras de biodiesel detentoras do Selo Combustível Social, os agricultores familiares, as organizações econômicas dos produtores contratados e as representações sindicais envolvidas nos contratos. Para isso, o projeto deverá contemplar três etapas. A primeira é a elaboração de metodologia e instrumentos de coleta de dados para todos os agentes envolvidos no programa. A segunda será a aplicação do método e instrumentos em cada um dos arranjos das empresas detentoras do Selo Combustível Social. A última etapa, consiste na elaboração de relatórios para a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). A partir dessa pesquisa, serão geradas informações que vão auxiliar a atualização das políticas públicas do MDA relacionadas ao biodiesel.

O coordenador do PNPB, Marco Antônio Leite, explica que a empresa selecionada vai contribuir para avaliação da participação do componente social no programa e ainda apresentar novas metodologias de análise da inclusão produtiva da agricultura familiar. O projeto, beneficiará todos os agricultores familiares e cooperativas participantes do programa.


Programa

O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) nasceu com o objetivo de viabilizar a produção e o uso do biodiesel no País com foco na competitividade, na qualidade da sua produção, na garantia de segurança do suprimento, na diversificação de matérias primas, no fortalecimento das potencialidades regionais e na inclusão produtiva e econômica de agricultores familiares em todo o Brasil.

O prazo para entre das propostas acontecerá entre os dias 4 a 18 de novembro. O resultado deverá ser divulgado de 21 a 22 de novembro e a contratação vai ocorrer a partir da divulgação da empresa escolhida.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



07/11/2011 15:46


Artigos Relacionados


Estudo aborda repasses federais a entidades privadas sem fins lucrativos

Cidades regulamenta repasse de verbas para entidades privadas sem fins lucrativos

Entidades sem fins lucrativos poderão ter que prestar contas ao TCU

Entidades sem fins lucrativos podem ter multa menor por atraso do IR

Repasse de dinheiro público a entidades sem fins lucrativos tem novas regras

Projeto autoriza parcelamento de dívidas de entidades hospitalares sem fins lucrativos