Pronatec Brasil Sem Miséria forma 1,7 mil alunos em Campinas
A cidade de Campinas (SP) realizou nesta quinta-feira (29) a formatura de 1,7 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltado para alunos de baixa renda do Plano Brasil Sem Miséria.
A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia de formatura e lembrou que o programa foi criado para dar oportunidades para alunos de baixa renda, oferecendo cursos de qualidade. “O Brasil precisa imensamente de profissionais com capacidade de trabalho que tenham uma especialização. Tão logo os trabalhos menos especializados perderão importância, e aqueles que pareciam menos especializados vão mudar, com a chegada do computador," disse.
Dilma lembrou ainda que a qualidade do ensino do Brasil está avançando rapidamente. "Não se faz educação de qualidade sem uma educação profissional de alta qualidade. E vocês estão dando esse passo". A presidenta incentivou os alunos a não pararem de estudar. "Ninguém pode parar de estudar. Estudar e aprender não deve ser um momento na vida, é a vida inteira," completou.
Desde o início deste ano, já foram matriculadas 3.184 alunos em Campinas, onde foram disponibilizadas 5.555 vagas a serem preenchidas até o final do ano, totalizando recursos de R$ 11,1 milhões. Em balanço divulgado nesta semana, dados mostram que o programa alcançou a marca de 657.241 matrículas em 1.872 municípios. Esse total representa mais de 60% da meta de qualificar um milhão de brasileiros para o mercado de trabalho até 2014.
O Pronatec oferece 553 cursos de formação inicial e continuada, em diferentes áreas, com duração mínima de 160 horas. O curso mais procurado em todo o Brasil é o de auxiliar administrativo, com quase 75 mil matrículas, 12,1% do total.
Dentre os cursos mais demandados em Campinas, destacam-se o de operador de máquina de usinagem com comando numérico computadorizado, auxiliar de operações e logísticas, operador de empilhadeira, operador de torno com comando numérico computadorizado, operador de fresadora com comando numérico computadorizado, desenhista mecânico, soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga e eletricista industrial.
Campinas também conta com ações do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), destinado a custear mobilização, divulgação, encaminhamento e acompanhamento dos alunos do Pronatec. O município recebeu repasse de R$ 640 mil para execução dessas ações em 2013.
Pronatec
O Pronatec Brasil Sem Miséria oferece cursos de formação inicial continuada e de qualificação profissional para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo, com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada.
O Programa é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Educação e Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest e Senar, entre outros).
Como participar
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O interessado deve procurar o Cras de seu município ou a Secretaria de Assistência Municipal.
Clique aqui para localizar o endereço do Cras mais próximo.
Fonte:
30/08/2013 19:06
Artigos Relacionados
Pronatec Brasil Sem Miséria forma 770 alunos no RS
Pronatec Brasil Sem Miséria forma 600 alunos na BA
Pronatec Brasil Sem Miséria forma mais de mil alunos
Pronatec Brasil Sem Miséria forma 700 profissionais no RS
Pronatec Brasil Sem Miséria forma 2 mil novos profissionais
Pronatec Brasil Sem Miséria certifica mais de 2,5 mil alunos em Uberlândia (MG)