Pronera tem dois novos cursos no Rio Grande do Sul



Duas iniciativas inéditas de educação do campo no Rio Grande do Sul foram formalizadas esta semana no Diário Oficial da União: o Estado terá sua primeira turma de Agronomia voltada ao público da reforma agrária, e também seu primeiro curso de nível superior para atender  beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

A turma de Agronomia é uma parceria com o Instituto Educar, de Pontão (RS), e com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)/Campus Erechim. O objetivo é formar 55 agrônomos entre agricultores assentados e seus filhos. O processo seletivo será realizado pela UFFS neste semestre. O curso terá 10 etapas, entre os tempos escola e comunidade – com investimentos de R$ 1,6 milhão.

Já a iniciativa voltada para os beneficiários do Crédito Fundiário é uma parceria com a Universidade Regional Integrada (URI), direcionada a 40 agricultores da região do Médio Alto Uruguai e do Rio da Várzea. O curso superior em Tecnologia em Agropecuária terá duração de 3,5 anos, divididos entre os tempos escola e comunidade. Cerca de R$ 770 mil serão investidos. As inscrições estão abertas até o dia 14 de fevereiro – a prova para seleção dos candidatos acontece no dia 17 do mesmo mês. No próximo dia 28, a URI/Campus Frederico Westphalen promove um seminário de sensibilização para interessados na graduação.

Cooperativismo

Além dos novos cursos, inicia-se este ano a 14ª turma do Técnico em Cooperativismo em parceria com o Instituto de Pesquisa e Educação do Campo (IPE-Campo). Nesta modalidade, o Pronera já formou 284 alunos. A asseguradora do programa no Rio Grande do Sul, Conceição Melo, destaca a abrangência da iniciativa, que completou 20 anos em 2013. "O curso nasceu no estado, de uma demanda dos movimentos sociais para qualificar o trabalho em suas cooperativas. Vêm alunos de vários Estados, trazem suas experiências, retornam com a formação. É uma contribuição para o crescimento do cooperativismo nos assentamentos em todo o país", afirma a asseguradora.

As turmas novas somam-se a outras oito atualmente em atividade no Rio Grande do Sul, entre cursos técnicos, de nível superior (medicina veterinária) e especialização.

Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



20/01/2014 12:36


Artigos Relacionados


Unicamp: Faculdade de Engenharia de Alimentos oferece dois novos cursos de extensão

Fatec Itatiba oferecerá 160 vagas em dois cursos

Universidade do Livro oferece dois cursos em setembro

Vestibular 2014 das Fatecs traz dois cursos inéditos

Fatec Jaú vai abrir inscrições para dois cursos gratuitos

Rio Grande do Sul confirma dois casos de sarampo