Proposta pretende coibir fraudes e garantir correção de erros em concursos públicos



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) apresentou projeto de lei para exigir dos organizadores de concursos públicos federais o fornecimento, ao candidato, de cópia autenticada do cartão-resposta nas provas objetivas. Um dos objetivos da proposição é garantir ao candidato um meio de prova para o caso de recurso. Segundo o senador, a medida, além de coibir fraudes, confere ao candidato a possibilidade de corrigir eventuais erros cometidos pelos organizadores do concurso.

Pelo projeto (PLS 297/08), o cartão-resposta deverá ser entregue ao candidato no momento em que ele deixar a sala de prova, desde que o faça nos 60 minutos finais. Isso para que não haja a circulação de candidatos com gabarito logo no início do período de prova. Atualmente, já se proíbe a saída de candidatos com o caderno de provas antes do decurso de algumas horas de prova.

Ainda segundo o projeto, o edital do concurso deverá prever a forma como as cópias do cartão-resposta serão produzidas. Hoje, o cartão-resposta fica em poder do fiscal do concurso, não tendo o candidato meio de comprovar, oficialmente, suas respostas.

O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), aguardando designação do relator. O texto receberá decisão terminativa na CCJ.



01/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta pretende isentar desempregados de taxa de inscrição em concursos públicos

PF identifica fraudes em concursos públicos da instituição

Projeto criminaliza fraudes em concursos públicos

Ana Amélia elogia reportagem que denunciou fraudes em concursos públicos de todo o país

Para Walter Pinheiro, CPI do Cachoeira deve ajudar a coibir novos erros

Senadores apresentam projetos para coibir fraudes em licitações