Proposta que estende incentivos do crédito rural a sistemas integrados de produção é aprovada na CRA



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quarta-feira (27) projeto que prevê a possibilidade de concessão de incentivos especiais aos produtores que adotarem, em suas propriedades, sistemas integrados de produção destinados à recuperação de áreas degradadas ou em fase de degradação. Relatada pelo senador Gilberto Goellner (DEM-MT), a proposição agora seguirá para exame do Plenário.

A proposta (PLC 78/08) inclui os sistemas integrados de produção, em áreas degradadas, na lista de atividades e ações rurais que terão prioridade na obtenção de apoio financeiro e na obtenção de serviços oficiais de assistência técnica. As prioridades são listadas no artigo 103 da legislação relativa ao crédito rural (Lei 8.171/91).

O texto do projeto especifica três modelos de sistemas integrados de produção - agroflorestais, agropastoris ou agrossilvopastoris. No relatório, Gilberto Goellner observa que as condições para recebimento de incentivos, na lei vigente, só incluem ações de preservação, conservação e recuperação de vegetação nativa, recursos hídricos e solos. Não estão incluídos, como ele julga ser importante, proprietários que se dedicam a sistemas produtivos econômica e ambientalmente sustentáveis em áreas degradadas ou em fase de degradação.

Insatisfação com substitutivo

Na mesma reunião, a CRA também iniciou o exame de substitutivo a dois projetos, em tramitação conjunta, que promovem o acesso dos bancos cooperativos (cooperativas de crédito) aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para fins de concessão de crédito rural. No entanto, o senador Osmar Dias (PDT-PR) propôs o adiamento da votação da proposição, insatisfeito com o substitutivo apresentado. Segundo ele, o texto é "exatamente igual" a um dos projetos examinados, de sua autoria (PLS 320/03), considerado inconstitucional.

- Quando o governo copia e derruba um projeto nosso [de parlamentar], todos reclamam. Mas o mesmo acontece aqui - criticou.

O substitutivo foi lido pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), em substituição ao relator originalmente indicado, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), ausente nesta reunião. Osmar Dias pediu o adiamento para que, como explicou, tenha oportunidade de solicitar a Quintanilha esclarecimentos sobre as "diferenças" entre os dois textos.

A segunda proposta (PLS 6/05) consolidada no substitutivo é da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Depois do exame na CRA, a matéria será encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa.



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta estende incentivos à exportação a novos segmentos

Sistemas financeiros estaduais serão integrados à ferramenta federal

Caixa lança 5 novas linhas de crédito para a produção rural

Banco do Brasil vai vetar crédito rural para produção de soja em área desmatada

Aprovada proposta de crédito especial para novas fábricas de biodiesel

São Paulo estende incentivos para investimentos a três setores produtivos