Prorrogado prazo de inscrições do Exame de proficiência em português



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prorrogou até o dia 27 próximo o prazo para que os estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a portuguesa, residentes no Brasil e no exterior, se inscrevam  no exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 

O documento é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. Ao fazer a inscrição, o participante deve selecionar o país e o posto aplicador do exame. O candidato à certificação deve ter no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro.

A prova é composta de partes escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (gravada em áudio ou em áudio e vídeo) e leitura e produção escrita. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa sobre atividades e interesses do participante e sobre assuntos gerais, a partir de pequenos textos, fotos e cartuns.

Desempenho

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.

O Celpe-Bras conta com 21 postos aplicadores no Brasil e 48 no exterior. A prova pode ser realizada em países como Venezuela, Argentina, Uruguai, Espanha, Suíça, Polônia, Nigéria, México, Itália, Inglaterra, França, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Alemanha.

A inscrição deve ser feita exclusivamente na página do Celpe-Bras na internet.

O Celpe-Bras

É um Exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. 

 Para se inscrever é preciso:

– preencher corretamente as informações solicitadas e, ao final, confirmar a inscrição;

– pagar a taxa de inscrição, conforme orientações do Posto Aplicador onde será realizada a prova;

– entregar ao Posto Aplicador comprovante de pagamento da taxa e cópia da documentação exigida (identidade ou passaporte); 

– agendar a prova oral no Posto Aplicador.

 

Fonte:

Ministério da Educação



20/08/2013 16:58


Artigos Relacionados


Inscrições para exame de proficiência em português vão até segunda (10)

Exame de proficiência em português para estrangeiros abre inscrições

Exame de proficiência em português encerra as inscrições nesta terça-feira (13)

Inscrições abertas para exame de proficiência em língua portuguesa

Estão abertas as inscrições para exame de proficiência em língua portuguesa

Inscrições para exame de proficiência de língua portuguesa já estão abertas