Prorrogado prazo para adesão a financiamento de residências inclusivas



Foi prorrogado para a próxima sexta-feira (21), o prazo para os municípios aderirem ao financiamento de Residências Inclusivas. As unidades, que fazem parte do Plano Viver sem Limite, oferecem serviço de acolhimento institucional para Jovens e Adultos com Deficiência, em situação de dependência e que necessitem de cuidados para fazer atividades básicas. 

Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já repassa recursos para 40 Residências Inclusivas e espera financiar, ainda neste ano, mais 160 unidades. Até 2014, o governo federal irá investir R$ 12,8 milhões na expansão dessas unidades, que também funcionam como um lar para essas pessoas. 

A adesão dos estados, municípios e o Distrito Federal são feitas por meio eletrônico pelos gestores e pode ser solicitada por meio do preenchimento do Termo de Aceite.  Os estados também precisam analisar as propostas dos municípios, indicando o número de Residências Inclusivas a serem apoiadas. O MDS também divulgou a lista dos municípios que podem participar. 

As Residências Inclusivas oferecem serviço de acolhimento por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), previsto no Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Plano Viver Sem Limites. Cada município deverá receber R$ 10 mil por unidade de Residência Inclusiva implantada, que acolherá até 10 jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência.

Outras adesões