Prorrogado prazo para prestadoras consultarem usuários sobre publicidade pelo celular



Operadoras de telefonia celular deverão consultar usuários até dia 20 de outubro sobre interesse em receber mensagens publicitárias

 

Foi estendido para 20 de outubro o prazo para que as prestadoras de telefonia móvel consultem seus assinantes sobre o interesse de continuar recebendo mensagens publicitárias da operadora. O período anterior, estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), acabava em 20 de setembro.

Os usuários de celular receberão uma mensagem de texto (SMS) informando: "Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX", referindo-se ao número da operadora.

Ao enviar a mensagem para esse número, o usuário receberá novo SMS com a seguinte informação: "Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora você não receberá mais mensagens publicitárias desta prestadora".

As prestadoras Claro, TIM e Oi já iniciaram a campanha. Os números para envio do comando SAIR são 888 (Claro), 4112 (TIM) e 55555 (Oi).

As mensagens publicitárias só poderão ser enviadas aos usuários que optaram previamente pelo seu recebimento. Essa aceitação é conhecida como opt-in. As prestadoras devem, ainda, destinar espaço visível em sua página na internet com informações a respeito da medida.

A Anatel também determinou às prestadoras que incluam em seus novos contratos uma cláusula em que o usuário assinale se deseja ou não receber mensagens publicitárias, além da anulação de qualquer disposição em contrário contida em regulamentos de promoção.

Veja abaixo a reportagem da decisão da Anatel sobre campanha para orientar os consumidores com relação a propagandas indevidas enviadas para o celular

 

 

Leia mais:

Candidatos só podem encaminhar propaganda política para interessados 

Anatel determina medidas sobre o envio de publicidade pelo celular 

Número de habilitações de celulares já soma quase 255 milhões no País

País deve investir R$ 25 bi em comunicações

 

Fonte:
Anatel

 

 



14/09/2012 15:33


Artigos Relacionados


Anatel determina medidas sobre o envio de publicidade pelo celular

Prorrogado prazo para consulta sobre preço de praticagem

Prorrogado prazo para contribuição em consultas sobre participação social

Prorrogado o prazo para a consulta virtual sobre Tráfico de Pessoas

Prorrogado prazo para sociedade participar de pesquisa sobre segurança alimentar

Prorrogado prazo para participar de consulta pública sobre saneamento básico