Protocolo de Kyoto pode ser avaliado pela CRE
Por iniciativa do senador Tião Viana (PT-AC), a CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacionalrealiza audiência pública nesta terça-feira (14), a partir das 17h, para avaliar e discutir o projeto de decreto legislativo do Senado (PDS) que aprova o texto do Protocolo de Kyoto. O debate será em torno do acordo firmado durante a Terceira Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ocorrida no Japão, em dezembro de 1997.
Participam o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardemberg, o relator do PDS na Câmara dos Deputados, Fernando Gabeira (PT-RJ), e os representantes do Fórum Nacional sobre Alterações Climáticas, Fábio Feldman, dos Movimentos Sociais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Rubens Harry Born, e do Observatório Nacional sobre Clima, Mário Monzoni.
Na semana passada, a senadora Marina Silva (PT-AC) fez um apelo ao Senado para que fosse acelerada a ratificação do Protocolo de Kyoto, que estabelece mecanismos para estabilizar a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera e, desse modo, diminuir as alterações no sistema climático mundial. Na opinião da senadora, o Brasil deve assumir o compromisso de "chegar com o dever de casa pronto" à Rio + 10, conferência que irá retomar as discussões sobre meio ambiente desenvolvidas na Eco-92 e que será realizada em setembro, em Johanesburgo, na África do Sul.
13/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin lamenta estrago causado pela chuva em Manaus e defende renovação do Protocolo de Kyoto
Aprovado o Protocolo de Kyoto
Atualizações sobre as negociações do Protocolo de Kyoto
CRE debate Protocolo de Kyoto em audiência pública
Vanessa Grazziotin defende renovação do Protocolo de Kyoto
Aprovação do Protocolo de Kyoto põe o Brasil na vanguarda ambiental