PSDB protocola requerimento para ouvir ministro dos Transportes



O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP), protocolou requerimento, na manha desta terça-feira (19), na Comissão Representativa do Congresso Nacional - que representa o Parlamento durante o período de recesso - para convocar o ministro Paulo Sérgio Passos, que sucedeu Alfredo Nascimento no Ministério dos Transportes. Duarte também protocolou requerimento para convidar Frederico Augusto de Oliveira a explicar suas funções no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A comissão decidirá como vai encaminhar os requerimentos.

VEJA MAIS

Na avaliação de Duarte Nogueira, o ministro Paulo Passos deve explicar o aumento do número de contratos aditivos, bem como do volume de recursos autorizados durante o período em que respondeu pelo Ministério dos Transportes no ano passado - quando Nascimento estava em campanha para o governo do Amazonas.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, informa o requerimento, no último semestre de 2009, o Dnit assinou 53 termos aditivos, que ampliaram o valor de seus contratos em R$ 309 milhões. No mesmo período de 2010, quando Paulo Passos estava no ministério, os aditivos cresceram 154% e a quantia liberada chegou a R$ 787 milhões.

"O presente requerimento se justifica diante da gravidade do assunto. O desvio do dinheiro público, seja pela corrupção ou pela ineficiência, é responsável pela perda de inúmeras vidas em acidentes de trânsito por conta das péssimas condições das estradas", disse o líder Duarte Nogueira ao justificar o requerimento.

O convite a Frederico Augusto de Oliveira, conhecido como Fred, tem o objetivo de buscar esclarecimentos sobre a natureza de sua prestação de serviços ao então diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot. Segundo informou Pagot em audiência pública na Câmara dos Deputados, Fred foi contratado para o Ministério dos Transportes por meio de terceirização e, apesar disso, desempenhava indevidamente atribuições no Dnit.

"Ressalte-se que o Sr. Frederico Dias, indevidamente, assinou ofício, recebeu autoridades, ocupou gabinete na sede do Dnit, sem estar investido em cargo público que lhe autorizasse realizar essas funções", ressaltou o deputado Duarte Nogueira.



19/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB quer ouvir ministro dos Transportes e presidente do Pão de Açúcar

CRE pode votar requerimento para ouvir ministro de Segurança Institucional

Senadores governistas derrubam requerimento para ouvir ministro Pimentel sobre denúncias

Senadores governistas derrubam requerimento para ouvir ministro Pimentel sobre denúncias

PSDB quer convocar ministro dos Transportes para falar sobre denúncias de corrupção

Arthur Virgílio protocola novo requerimento para criação de CPI mista