Publicações que abordam Desenvolvimento Sustentável serão lançadas na Rio+20



O lançamento será uma das ações do IBGE durante a Rio+20, que irá instalar, ainda, um mapa interativo dos biomas brasileiros

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta segunda-feira (11), sua agenda de compromissos e atividades relacionadas à Rio+20. 

O Instituto será o representante do Brasil na reunião do Comitê das Nações Unidas de Especialistas em Contas Econômico-Ambientais (UNCEEA), que acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho. O encontro envolverá aproximadamente 30 dirigentes e especialistas de institutos de estatística, com o objetivo de discutir os aspectos mais estratégicos da inserção das estatísticas e contas ambientais nos planos de trabalho dessas instituições.
 
Está previsto também o lançamento de duas publicações: os “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável” (IDS) 2012, que dá continuidade à série iniciada em 2002 e que aborda índices em quatro dimensões: Ambiental, Social, Econômica e Institucional. E o livro “Brasil em Números”, que traz informações sobre o país e que será distribuído, pelo Ministério das Relações Exteriores para autoridades e membros das delegações estrangeiras que participarão da Rio+20.
 
O IBGE e a Agência Nacional de Águas (ANA) também anunciarão a parceria no projeto de criação de um comitê responsável pela elaboração das Contas Econômicas Ambientais da Água, por meio de Portaria Interministerial dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Meio Ambiente. As Contas da Água seguem recomendação da Divisão de Estatística da ONU e tem como objetivo criar uma forma padronizada de acompanhamento das informações estatísticas da água, integrada ao Sistema de Contas Nacionais.
 
Durante a Rio +20, o IBGE também irá instalar um Mapa de Biomas, com o objetivo de apresentar aos participantes, por meio de quadros explicativos, as principais características dos biomas nacionais. O Mapa também trará a localização de todas as cidades do Brasil, com seus principais acessos e o nível de densidade populacional de cada uma. O visitante poderá caminhar livremente sobre o mapa, possibilitando uma interação lúdica com o território. Para dar noção de distância, foi anexada ao Mapa uma escala, no qual o visitante poderá utilizar o tamanho de seus pés para traçar a distância entre os vários pontos do país.
 
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Conferência Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter

 

11/06/2012 17:57


Artigos Relacionados


Pesquisas em desenvolvimento sustentável serão premiadas

Cursos abordam uso sustentável de madeiras da Caatinga

Políticas públicas e desenvolvimento sustentável serão discutidos durante Rio+20

Missão parlamentar e campanha pelo retorno de Iruan serão lançadas dia 2

Cartilhas do CNJ sobre direitos dos presos serão lançadas nesta terça-feira

Novas regras para portos brasileiros serão lançadas nesta quinta-feira (6)