Publicado zoneamento agrícola para produção de girassol, milho e sorgo



O objetivo é identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático para o plantio no País

O zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de girassol, em sete estados; milho em 17 unidades federativas; e sorgo, em outros sete estados; foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (13). O estudo vale para a safra 2012/2013.

O girassol - que se desenvolve melhor em ambientes de clima temperado, subtropical e tropical - pode sofrer com as baixas temperaturas, que aumentam o ciclo da cultura atrasando a floração e a maturação e, aliadas com a alta umidade, podem favorecer o aparecimento de doenças fúngicas.

Já no cultivo do milho, o produtor deve ficar atento à fase de formação do pendão e enchimento do grão, que necessita de grande quantidade de água. Portanto, é um período em que qualquer adversidade climática pode impactar na produção.

O sorgo é uma planta de origem tropical, de dias curtos e com altas taxas fotossintéticas, e que exige clima quente para poder expressar seu potencial de produção. Apesar de resistente à seca, a falta de água, principalmente na fase de florescimento e de enchimento de grãos, pode provocar redução acentuada na produção.

O Ministério da Agricultura visa, com a divulgação do zoneamento agrícola, identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo nos estados brasileiros.

Acesse na íntegra as portarias publicadas no DOU sobre o zoneamento agrícola.

 

Zoneamento Agrícola

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

São analisados os parâmetros de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo ministério. Desta forma são quantificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção. Esse estudo resulta na relação de municípios indicados ao plantio de determinadas culturas, com seus respectivos calendários de plantio.

Leia mais:

Agricultura publica zoneamento agrícola que orienta plantio de feijão e arroz

Ministério aprova zoneamento do trigo no Rio Grande do Sul

Estudo de risco climático orienta plantio de abacaxi em Alagoas e Sergipe

Ministério da Agricultura orienta plantio de trigo, cevada e feijão

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



16/07/2012 15:24


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura divulga zoneamento agrícola para girassol

Zoneamento agrícola orienta plantio de milho

Conselho Monetário Nacional aumenta limite de crédito para lavouras de milho e sorgo

IAC promove 29° Congresso Nacional de Milho e Sorgo

Aprovado zoneamento para milho em 16 estados e no DF

Câmaras do milho e sorgo e de aves e suínos avaliam tendências do mercado