Quatro estádios da Copa são confirmados para os Jogos Olímpicos



Além do Maracanã, outros estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014 também vão receber jogos válidos pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. O Comitê Organizador Rio 2016 anunciou, nessa quarta-feira (19), que o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, o Mineirão, em Belo Horizonte, a Arena Fonte Nova, em Salvador, e um estádio ainda não definido em São Paulo serão utilizados na competição de futebol durante os Jogos Rio 2016.

As sedes foram reconfirmadas durante o primeiro dia da sexta visita oficial da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Rio. A cerimônia de abertura do Rio 2016 está marcada para 5 de agosto, enquanto o encerramento será no dia 21.

Para Cláudio Monteiro, secretário Extraordinário da Copa no Distrito Federal (Secopa-DF), a confirmação do Mané Garrincha nos Jogos Olímpicos reforça a vocação do estádio para atrair grandes eventos. "É a confirmação de que o estádio é um vetor de desenvolvimento social e econômico para a nossa capital, com atração de grandes eventos, geração de empregos e a vinda de turistas. A Copa do Mundo ainda nem começou e já estamos comemorando a conquista de partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016”, afirmou.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Londres-2012, 16 equipes masculinas e 12 femininas disputaram os torneios de futebol. Foram disputados 32 jogos entre os homens, com o México sagrando-se campeão após vencer o Brasil por 2 x 1 na final. O bronze ficou com a Coreia do Sul. No feminino, 26 partidas foram realizadas. Na final, os Estados Unidos venceram o Japão por 2 x 1. O Canadá ficou em terceiro. No total, 58 jogos de futebol foram disputados em Londres-2012.

Paris 1900
O futebol foi disputado pela primeira vez em Olimpíadas nos Jogos de Paris, em 1900. À época, o esporte ainda engatinhava e apenas três nações estiveram representadas na modalidade: Grã-Bretanha, França e Bélgica. A Grã-Bretanha derrotou os franceses na decisão, por 4 a 0, e o país inventor do futebol se tornou o primeiro campeão olímpico da história. A Hungria, com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze lidera o quadro de medalhas olímpicas da modalidade.

Apesar de ser o País com o maior número de troféus em Copas do Mundo (cinco), o Brasil ainda sonha com o ouro olímpico. O País soma três medalhas de prata e duas de bronze na história do futebol olímpico.

Fonte:
Portal da Copa



20/03/2014 16:12


Artigos Relacionados


TCU debate fiscalização e ações preparatórias para Copa e Jogos Olímpicos

Parlamentares aprovam recursos para Copa de 2014 e Jogos Olímpicos

Comissão de Orçamento vai debater regras licitatórias para Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

Emissão de vistos para estrangeiros que trabalharão na Copa e nos Jogos Olímpicos será mais rápida

China e Brasil fecham acordo e ampliam recursos para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

Instalada nova Subcomissão da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos