Quatro novos senadores tomaram posse segunda-feira
Matéria retificada às 16h01
Ana Rita Esgário (PT-ES), Danimar Cristina Pereira da Silva (PR-PR), Luiz Carlos João (PT-SC) e Remi Ribeiro de Oliveira (PMDB-MA) tomaram posse nesta segunda-feira (3). Eles eram suplentes de senadores que renunciaram ao mandato ou se afastaram para assumir cargos no Executivo - em ministérios ou em governos estaduais.
A senadora Ana Rita substitui Renato Casagrande (PSB), que se elegeu para o governo do Espírito Santo. Danimar Cristina entra na vaga de Flávio Arns (PSDB), que se tornou vice-governador do Paraná. Luiz Carlos substitui Ideli Salvatti (PT), agora ministra da Pesca e Aquicultura. E Remi Ribeiro entra no lugar de Edison Lobão (PMDB), que assume, pela segunda vez, o cargo de ministro de Minas e Energia.
Como Flávio Arns e Ideli Salvatti encerrariam seus mandatos no Senado em 31 de janeiro, seus substitutos (respectivamente Danimar Cristina e Luiz Carlos) têm pouco menos de um mês de mandato. Este é o prazo também de Remi Ribeiro, segundo suplente de Edison Lobão no mandato que se encerra no fim do mês. Reeleito em 2010, Lobão tem como suplentes para o próximo mandato seu filho e Pastor Bel. Já Renato Casagrande terminaria seu mandato no início de 2015 e, por isso, Ana Rita poderá permanecer no cargo por quatro anos.
Representação feminina
Com a posse desta segunda-feira, o número de mulheres no Senado continua o mesmo: 10. Isso porque, apesar da entrada de duas novas senadoras (Ana Rita e Danimar Cristina), outras duas acabam de deixar a casa: Ideli Salvatti (PT-SC) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN). Mas essa situação é provisória, já que Danimar Cristina cumprirá um mandato de apenas um mês.
Em fevereiro, oito senadoras - eleitas em outubro passado - tomam posse: Ana Amélia Lemos (PP-RS), Ângela Portela (PT-RR), Gleisi Hoffman (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marinor Brito (PSOL-PA), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Desse grupo, a única que já estava no Senado e se reelegeu é Lúcia Vânia.
Entre as senadoras que encerram seus mandatos neste mês estão Fátima Cleide (PT-RO), Marina Silva (PV-AC), Patrícia Saboya (PDT-CE) e Serys Slhessarenko (PT-MT). Ideli Salvatti também deixaria o Senado no final do mês, mas assumiu em 1º de janeiro a chefia do Ministério da Pesca e Aquicultura. Além disso, Rosalba Ciarlini (DEM-RN), cujo mandato terminaria em 2015, renunciou para assumir o governo do Rio Grande do Norte.
03/01/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Quatro novos senadores tomaram posse nesta quarta-feira
NOVOS SENADORES TOMAM POSSE NA SEGUNDA
NOVOS SENADORES TOMAM POSSE NESTA SEGUNDA E ELEGEM NOVA MESA
Novos secretários tomam posse nesta segunda-feira
'Jovens Senadores' tomam posse na segunda-feira
Jovens senadores tomarão posse nesta segunda-feira