Rádio Senado apresenta série sobre 30 anos da Lei da Anistia
Uma série de cinco reportagens produzidas pela Rádio Senado celebra os 30 anos da Lei da Anistia, comemorados no próximo dia 28. Assinada pelo presidente João Batista Figueiredo, a lei beneficiou quase cinco mil brasileiros, entre presos, cassados, banidos, exilados ou simplesmente destituídos de seus empregos.
Trinta anos depois, a Lei da Anistia ainda é questionada. Entidades de defesa dos Direitos Humanos, famílias e a Ordem dos Advogados do Brasil entendem que a anistia não poderia ter beneficiado aqueles que praticaram torturas e assassinatos durante a ditadura militar. A Advocacia Geral da União (AGU) discorda. Caberá ao Supremo Tribunal Federal julgar o questionamento.
A série vai apresentar os fatos que levaram à aprovação da lei, a vida dos exilados e dos presos políticos, a ação dos movimentos sociais e dos grupos organizados da sociedade civil a favor da anistia e todo o processo de discussão e aprovação da nova lei. As cinco reportagens vão ao ar da próxima segunda até sexta-feira, no programa Conexão Senado, às 8h, e na segunda edição do Senado Notícias, às 22h.
Nesta sexta-feira (21), às 7h30. o programa Visão Política entrevista Joanisval Brito Gonçalves, autor do livro Atividade de Inteligência e Legislação Correlata. Consultor legislativo do Senado, Joanisval apresenta na obra um perfil da atividade de inteligência como profissão e atividade de Estado.
No sábado (22), também às 7h30, o programa Viver da Terra debate os impactos dos agrotóxicos sobre a saúde e o meio ambiente. O presidente da Associação Brasileira de Agroecologia, Francisco Roberto Caporal, responde às questões relativas ao meio ambiente e às regras para o uso de agrotóxicos no Brasil. Também será discutida a agricultura orgânica, um modelo de produção crescente no país. No sábado seguinte (29), o convidado é o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vai tirar dúvidas sobre intoxicação.
Ainda no sábado, às 20h, o cantor e compositor Renato Teixeira é a atração do programa Escala Brasileira. Um dos marcos da carreira do músico santista é a parceria com Almir Sater, nas músicas Um Violeiro Toca e Tocando em Frente. Outra parceria de destaque é o álbum Ao Vivo em Tatuí, gravado com a dupla Pena Branca e Xavantinho.
Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela frequência 6990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.
20/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rádio Senado apresenta série sobre reforma ortográfica
Rádio Senado apresenta segundo programa de série sobre o pau-brasil
Rádio Senado apresenta série sobre os grandes temas debatidos na Casa
Especial da Rádio Senado relembra os 25 anos da Lei da Anistia
Rádio Senado apresenta especial sobre 30 anos da Lei do Divórcio
Rádio Senado lança CD da série 50 anos da Bossa Nova