Rádio Senado apresenta: "Tapa de Amor Dói, e Muito"
A Rádio Senado apresenta neste fim de semana a reportagem, no formato de radiodramaturgia, Tapa de Amor Dói, e Muito, com os repórteres Larissa Bortoni e Maurício de Santi, para mostrar a preocupante situação das mulheres em Pernambuco. Só neste ano, até o dia 25 de fevereiro, 47 mulheres foram assassinadas no estado, uma a cada 28 horas. Em 2006, foram assassinadas 319 mulheres. O especial é dividido em duas partes: a primeira vai ao ar no sábado (10), às 10h , e a segunda, nesta sexta (9), às 20h, e no domingo (11), às 17h.
No programa, duas amigas conversam enquanto preparam o almoço em comemoração ao Dia da Mulher (8 de março). O diálogo entre elas traz informações importantes sobre as causas do problema, o medo das vítimas de violência de fazerem as denúncias e o protesto gerado pela dor das famílias cansadas do sofrimento provocado pelas perdas.
A Rádio Senado inova ao entrevistar neste sábado (10), às 20h, Magno Córdova, que não é músico profissional. Mineiro, professor de história e membro da Comissão Mineira de Folclore, Córdova ministra cursos de História da MPB. Na entrevista, ela fala de sua tese de Mestrado Rompendo as entranhas do chão: cidade e identidade de migrantes do Ceará e do Piauí na MPB dos anos 70, defendida na Universidade de Brasília (UnB). Uma perspectiva peculiar resulta das contradições do momento entre o popular, o nacional, o regional e o local.
Domingo (10) é dia de ouvir Brasil Regional, às 8h, numa mistura entre moderno e regional que traz uma versão de percussão corporal com elementos de drum & bass, em uma adaptação de Bruno Buarque. É o som do grupo Barbatuques, que interpreta Baianá de Alagoas. Trata-se de uma adaptação de Boa Tarde Povo, de Maria do Carmo Barbosa e Melo e das Baianas Mensageiras de Luzia.
O Autores e Livros conversa com Mônica Messias, diabética e autora de "A Doçura Amarga", no sábado (10), às 16h, e no domingo (11), às 11h. A doença, que a deixou cega na adolescência, é tema do livro.
Coros de Óperas é a atração do Música Erudita e seus Mestres, às 16h de sábado (10), e às 11h de domingo (11). O programa apresenta, entre outras, Va Pensiero, da Ópera Nabuco, de Verdi; e Marcha Nupcial, da Ópera Lohengrin, de Wagner.
Para quem prefere o violão, o Música do Brasil traz "Dois grandes momentos do violão", a exemplo de Saudades de Minha Aurora, de Canhoto, com ele; e Me Gusta a Lagosta, de Guinga e Aldir Blanc. No sábado (10), às 16h, e no domingo, às 11h.
09/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Grupo Tapa apresenta ciclo de leituras "Curta Tennessee"
"CULTURA AO MEIO-DIA APRESENTA "QUANDO O AMOR ACONTECE"
CULTURA AO MEIO-DIA APRESENTA "QUANDO O AMOR ACONTECE"
Rádio Senado apresenta tributo a Tom Waits
Rádio Senado apresenta tributo a Tom Waits
RÁDIO SENADO APRESENTA BOA MÚSICA E LITERATURA