Rádio Senado prepara programação especial para o Dia da Criança



Há quatro anos, a Rádio Senado leva ao ar 12 horas de programação especialmente preparada por e para crianças em homenagem ao seu dia, em 12 de outubro. Neste ano, 11 alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries do Centro de Ensino Fundamental 619, de Samambaia, foram os convidados. Eles escolheram as músicas que serão tocadas (todas brasileiras, de acordo com a única exigência) e gravaram noticiários, chamadas e vinhetas nos estúdios da Rádio Senado.

Pela tarde, os estudantes participaram de um debate com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Cada um se identificou e fez pelo menos uma pergunta ao parlamentar. Por meio das indagações, a turma mirim demonstrou preocupação com a situação atual e futura do país, principalmente em questões como educação, violência, saúde, trabalho infantil e corrupção.

Respondendo às perguntas, Cristovam salientou as desigualdades sociais como causa da violência, defendeu o programa Bolsa-Escola como forma de combater o trabalho infantil e apontou a necessidade de melhorar as escolas com infra-estrutura, tecnologia e professores bem remunerados para garantir uma boa educação a todos, não somente aos ricos. O senador também defendeu o aumento da carga horária escolar de quatro para seis horas diárias, com a inclusão de novas modalidades de ensino.

O debate foi gravado pela Rádio Senado e vai ao ar no Dia das Crianças. A programação especial começa às 8h e termina somente às 20h, com atrações variadas. Para conferir, basta sintonizar na 91,7 FM, em 12 de outubro deste ano, ou acessar o site www.senado.gov.br/radio e acompanhar ao vivo.

A atenção da Rádio Senado com a nova geração não se limita apenas ao dia especial. Prova disso é a reportagem do jornalista Sérgio Vieira, que é finalista, junto com outras duas concorrentes na categoria rádio, ao Prêmio Imprensa Embratel 2008. A matéria é sobre a menina de rua Sandra Herzer, autora do livro de poesias A Queda para o Alto. Intitulada "A gota de sangue - histórias de uma menina de rua", a reportagem mostra as dificuldades e o talento, e narra a vida e a morte da jovem poetisa.

Sandra Herzer teve uma juventude complicada, recheada por abandonos familiares, álcool e internações na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). Começou a escrever os primeiros versos na prisão, os quais assinava como Anderson Herzer, mas não chegou a vê-los publicados. Aos 20 anos de idade, a jovem paranaense se jogou do Viaduto do Chá, em São Paulo, e morreu.

Em 2007, os jornalistas Larissa Bortoni e Maurício de Santi, responsáveis pela programação especial do Dia das Crianças na Rádio Senado, também foram indicados ao Prêmio Imprensa Embratel.



15/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado faz programação especial para o Dia da Criança

SENADO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O DIA DA CRIANÇA

Rádio Senado faz programação especial para homenagear a China

Eleições ganham programação especial na Rádio Senado

RÁDIO SENADO COMEMORA 3º ANIVSERSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

RÁDIO SENADO COMEMORA 3º ANIVSERSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL