Raimundo Colombo diz que marcha de prefeitos força debate municipalista



 O senador Raimundo Colombo (DEM-SC) afirmou que a mobilização dos prefeitos em Brasília é importante para forçar o debate sobre os municípios, ponto de partida para as transformações na vida da população. Embora considere que a centralização de poder não se traduz apenas pela questão financeira, Raimundo Colombo defendeu a aprovação de aumento de um ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Projeto com esse objetivo já foi aprovado pelo Senado e aguarda votação, desde 2003, na Câmara dos Deputados.

- Quanto mais os prefeitos perdem autoridade e poder, pior é a vida da comunidade - advertiu.

A partir desse raciocínio, Raimundo Colombo sustentou que os recursos públicos não podem estar concentrados em Brasília, base da administração federal. A mudança de foco em prol dos municípios não poderia prescindir, assinalou em seguida, da revisão do modelo de Estado brasileiro, classificado como "cartorial, corrupto e inchado".

Ao falar da ampliação do FPM, o senador por Santa Catarina - que já foi prefeito três vezes - não poupou críticas ao Congresso. Enquanto uma Câmara de Vereadores leva poucos dias para votar um assunto de interesse da comunidade, o Congresso passa anos até aprovar propostas importantes para a sociedade. Esse comentário levou o senador Gerson Camata (PMDB-ES) a propor, inclusive, uma cruzada por uma maior eficácia e resolutividade do Legislativo federal.

Também em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) avaliou que a figura do prefeito é a mais importante no organograma político da democracia.

11/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raimundo Colombo reassume mandato

Raimundo Colombo defende aprovação de PEC da Juventude

Raimundo Colombo é eleito presidente da CPI das ONGs

Raimundo Colombo é o novo líder da minoria

Raimundo Colombo diz que oposição tem cumprido bem o seu dever

Prefeitos recebem mensagem de fortalecimento da parceria municipalista