Raupp destaca desenvolvimento promovido por investimentos federais em Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou nesta quinta-feira (13) que o estado de Rondônia, em especial a região onde está localizada a capital, Porto Velho, vem apresentando nos últimos meses um desenvolvimento econômico e social significativo. O crescimento da região está sendo impulsionado por pesados investimentos federais, disse o senador, principalmente os referentes às construções das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira.

Os impactos positivos são visíveis, acrescentou Raupp, como a construção de 150 novos prédios comerciais e residenciais e de mais de 6 mil novas residências em Porto Velho.

- É uma verdadeira revolução - comemorou.

Além disso, afirmou Raupp, o número de novos estudantes matriculados nas redes municipal e estadual de ensino vem crescendo exponencialmente. Grandes supermercados, shopping centers e fábricas de cimento e de grãos também estão desembarcando na capital, acrescentou.

De acordo com o senador, 9 mil trabalhadores já foram contratados para trabalhar nas obras das duas usinas, e pelo menos mais 10 mil devem ser contratados nos próximos meses.

A capital, Porto Velho, também está sendo beneficiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em obras de saneamento básico como tratamento de esgoto e de água e drenagem.

- Acho que o momento de Porto velho chegou - disse Raupp.

Entretanto, ponderou o senador, todo esse desenvolvimento ocasiona alguns impactos negativos, como o excesso de migrantes que chegam a Porto Velho diariamente, causando a escassez de empregos no comércio, por exemplo. O grande número de migrantes também está gerando sobrecarga para as áreas de segurança pública e de saúde no estado.

Na avaliação do senador, devido a esses fatores, serão necessários mais investimentos municipais, estaduais e federais na saúde, na segurança pública e na melhoria do trânsito em Porto Velho.

- O trânsito ficou um pouco complicado e deve piorar ainda mais com a intensificação das obras nas hidroelétricas. Com aumento do tráfego de veículos pesados na região, pontes terão que ser reforçadas e o acesso ao porto deverá ser incrementado. Dificilmente se escapará da necessidade de se construir uma avenida de contorno, um anel viário para evitar o trânsito de caminhões e carretas pelo centro da cidade - disse Raupp, apontando também a necessidade de construção de um novo terminal portuário na capital rondoniense e de reformas nas rodovias da região.



13/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp destaca investimentos em energia em Rondônia

Acir Gurgacz destaca investimentos federais em Rondônia

Valdir Raupp destaca investimentos do governo federal em Rondônia

Raupp apela outra vez por recuperação de rodovias federais de Rondônia

Valdir Raupp: avança a transposição de servidores de Rondônia para quadros federais

AMORIM CRITICA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS FEDERAIS PARA RONDÔNIA