Raupp destaca trabalho de estudo e mapeamento do território de Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) enalteceu, nesta terça-feira (11), o trabalho que vem sendo realizado em Rondônia no que se refere ao estudo e mapeamento do território do estado, para definição do uso agropecuário com sustentabilidade econômica e responsabilidade ambiental.

O senador informou que acaba de ser realizado em Rondônia o Zoneamento Socioeconômico-Ecolólogico, iniciativa pioneira na Região Norte, com a divisão do estado em três zonas. A Zona 1, destinada ao uso agropecuário, agroflorestal e florestal, é território econômico pleno e abrange metade da área total de Rondônia; a Zona 2, cerca de 15% da área do estado, é destinada à conservação dos recursos naturais, passível de ser usada economicamente apenas sob a modalidade de manejo sustentável; e a Zona 3, que compõe 35% da área de Rondônia, é composta pelas chamadas áreas institucionais (protegidas por lei, como unidades de conservação, florestas, reservas extrativistas e biológicas, parques e terras indígenas).

Graças a essa empreitada, afirmou Raupp, já se está avançado o projeto de Zoneamento Agrícola, que, em sua opinião, será outro instrumento fundamental para impulsionar o desenvolvimento agropecuário da região.

O parlamentar explicou que o Zoneamento Agrícola irá definir as melhores épocas de plantio e as regiões mais adequadas ao cultivo de cada cultura, com base em dados históricos sobre a ocorrência de chuvas, ventos fortes, vendavais e outros fenômenos naturais. Além disso, haverá critérios técnicos e legais para a contratação de crédito pelos agricultores rondonienses.

- O Zoneamento Agrícola, realizado em vários estados brasileiros, tem constituído um importante auxílio para a agropecuária nacional. Ele tem permitido redução das perdas da agricultura, das quebras de safra e, conseqüentemente, induzido maior eficiência dos programas de governo que envolvam crédito agrícola - salientou.

11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp pede solução para servidores do extinto território de Rondônia

Raupp desmente notícia sobre transposição de servidores do ex-território de Rondônia aos quadros da União

Raupp: transferência de servidores do antigo território de Rondônia para a União é compensação justa ao estado

Raupp destaca avanços para ingresso de servidores de ex-território nos quadros da União

Valdir Raupp destaca obras do PAC em Rondônia

Raupp destaca crescimento acelerado de Rondônia