Raupp espera que Brasil Alfabetizado reverta quadro grave de analfabetismo no país



Ao comentar nesta segunda-feira (12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu metas ambiciosas de alfabetização, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse esperar que o Programa Brasil Alfabetizado consiga reverter o grave quadro de analfabetismo no país. As metas, informou o senador, estão detalhadas na página do Ministério da Educação na internet, onde é estimado que gradualmente 20 milhões de brasileiros serão alfabetizados pelo projeto.

- Atingidas as ambiciosas metas propostas por este governo, teremos alcançado um patamar superior no que se refere à superação das desigualdades sociais e à construção da cidadania no Brasil - analisou o senador.

Raupp aconselhou, no entanto, que a opção pelas parcerias com instituições da sociedade civil, conforme está previsto no programa, não dilua a responsabilidade dos órgãos governamentais. Ele lembrou que o país já contou com 23 campanhas de alfabetização de adultos desde 1854, mas que o problema permaneceu porque alguns deles adotaram políticas de caráter assistencialista, com pouca fundamentação pedagógica.

Ao alertar para a gravidade do problema, Raupp citou dados do Mapa do Analfabetismo no Brasil, publicado pelo Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação. De acordo com o estudo, o Brasil tem mais de 16 milhões de analfabetos, o que corresponde a 13,6% da população com mais de 15 anos. O critério utilizado para definir um indivíduo alfabetizado é o de que ele seja capaz de ler e escrever pelo menos um bilhete simples, explicou o senador. Caso seja adotado o conceito de analfabetismo funcional - pessoas com menos de quatro séries de estudo -, esse número passa a ser de 30 milhões, disse ele, enfatizando que, como a fome, o analfabetismo "constitui indicador contundente das desigualdades sociais", já que a Região Nordeste tem 50% do total de analfabetos do país.

Em aparte, os senadores Osmar Dias (PDT-PR) e Mão Santa (PMDB-PI) contribuíram para o aprofundamento do debate.



12/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro vê quadro grave no sistema educacional brasileiro

Quadro geral do senador Jonas Pinheiro continua grave

Quadro clínico do senador Jonas Pinheiro permanece grave

Brasil Alfabetizado

Prazo de adesão ao Programa Brasil Alfabetizado foi prorrogado

Estados e municípios já podem aderir ao Brasil Alfabetizado