Raupp pede mais investimentos no combate a incêndios florestais



Ao falar como líder do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais investimentos no combate a queimadas, principalmente na Amazônia. Para o parlamentar, é preciso "adquirir com urgência aviões de combate a incêndios florestais, único meio capaz de vencer as dificuldades de acesso", citando como exemplo o Canadá.

Raupp afirmou que as estatísticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre as queimadas "estão muito mais confiáveis", com a utilização de dois novos satélites. Ao todo, informou, o Inpe utiliza 11 satélites, com sete atualizações diárias no monitoramento de focos de calor.

O parlamentar informou que em Rondônia cidades estão cobertas por cortinas de fumaça. A poluição prejudicou pousos e decolagens no Aeroporto de Porto Velho e até a navegação pelo Rio Madeira tornou-se perigosa pela falta de visibilidade. Afirmou que a Justiça determinou que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do estado suspendesse autorizações para queimadas, evitando a piora da qualidade do ar e também o risco de perda de controle de queimadas controladas efetuadas por proprietários rurais.

Além das perdas de cobertura vegetal e de biodiversidade, as queimadas também têm afligido as pessoas, causando problemas para o aparelho respiratório, alertou Raupp.



19/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp pede mais investimentos no combate a incêndios florestais

Operação Corta Fogo combate incêndios florestais

Região de Campinas recebe kits de combate a incêndios florestais

Secretaria do Meio Ambiente realiza 1º Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Secretaria do Meio Ambiente realiza 1º Treinamento de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais

Rio Preto tem seminário sobre incêndios florestais nesta 4ª