Raupp registra centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) sublinhou, nesta segunda-feira (3), a importância da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para o povo rondoniense e parabenizou a Câmara dos Deputados por convocar sessão solene em homenagem ao centenário da ferrovia.

- A construção da ferrovia Madeira-Mamoré atalhou os destinos de Rondônia. Refundou-se Porto Velho, ponto escolhido por Percival Farquhar, o empresário americano que arrematou as obras como grande eixo de articulação da ferrovia - disse.

Raupp afirmou que a estrada de ferro incentivou a expansão, por décadas, de várias frentes de desenvolvimento na região. O tombamento da Madeira-Mamoré como patrimônio cultural brasileiro, ressaltou, vem incentivando, na sociedade rondoniense, o desejo de preservação da estrada.

- Aproveito o ensejo para me filiar à campanha em prol da candidatura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, neste ano de comemoração de seu centenário, a Patrimônio da Humanidade tombado pela Unesco - ressaltou.

O senador mencionou ainda a importância do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma das principais atrações turísticas de Rondônia e um dos poucos exemplares preservados dos primeiros complexos ferroviários construídos no novo mundo.

- Parte significativa dessas estruturas encontra-se atualmente em processo de restauração, um investimento de mais de R$ 8 milhões na recuperação da estrutura física do patrimônio tombado - disse.



03/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide quer tombamento da ferrovia Madeira-Mamoré

Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (MS) é tombada

NOTA - Estrada de Ferro de Campos do Jordão

Ponte sobre Rio Mamoré trará desenvolvimento regional, diz Raupp

Mato Grosso do Sul comemora 100 anos da chegada de estrada de ferro

Estrada de Ferro Campos do Jordão é opção de passeio nas férias