Receita deflagra operação contra fraude em comércio exterior



A Receita Federal, o Ministério Público Federal (MPF/PA) e a Polícia Federal deflagraram nesta sexta-feira (25) a operação "Berrante" para desarticular um esquema de fraude em operações de comércio exterior nos estados do Pará, Minas Gerais e São Paulo.

A operação é resultado de investigação iniciada há aproximadamente dois anos, em razão de denúncia de autoridades americanas, para apurar crimes contra a ordem tributária nacional, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraudes cambiais, entre outros ilícitos.

Estão sendo cumpridos hoje 30 Mandados de Busca e Apreensão e 2 Mandados de Condução Coercitiva. Participam da operação cerca de 40 servidores da Receita Federal do Brasil e 120 policiais federais.

Há indícios de que exportadoras brasileiras, em conluio com empresas sediadas na Venezuela, nos Estados Unidos e no Reino Unido, teriam fraudado operações de comércio exterior, sonegando tributos e promovendo a saída de moeda do território nacional.

As exportações das empresas investigadas representam, aproximadamente, 60% das exportações brasileiras de boi vivo, totalizando cerca de US$ 2,6 bilhões no período de 2007 a 2013.

Estima-se que mais de US$ 150 milhões tenham sido remetidos ao exterior, utilizando-se deste modus operandi.



25/10/2013 15:48


Artigos Relacionados


Receita e PF desmontam esquema de fraude milionária em comércio exterior

Receita Federal promove operação de combate a fraude de Imposto de Renda no RS

PF deflagra operação contra trabalho escravo no Rio Grande do Sul

PF deflagra operação contra tráfico de entorpecentes em 11 estados

PF deflagra operação contra roubo de caminhões e cargas

PF deflagra operação contra fraudes em licitações em Eldorado do Sul (RS)