Receita realiza operação em empresas de abate e comercialização de gado do RS



A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizam nesta quinta-feira (16) a Operação Charqueadas. O objetivo é comprovar indícios de participação de empresários na constituição e administração de empresas interpostas (laranjas) ligadas ao abate e comercialização de gado nas cidades de Farroupilha, São Sepé e Caçapava do Sul, no estado do Rio Grande do Sul.  

Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Porto Alegre, com a participação de 33 servidores da Receita Federal e 91 policiais federais.  

As empresas investigadas têm como sócios pessoas humildes, cuja participação limita-se à assinatura de contratos, procurações e documentos necessários à gestão pelos seus reais proprietários. Os responsáveis pelo esquema montam empresas que operam durante dois ou três anos e omitem-se na entrega de declarações e pagamentos de tributos à Receita Federal. Quando fiscalizadas, as empresas já encerraram as suas atividades, tornando difícil a recuperação do crédito tributário que deixou de ser recolhido, pela inexistência de patrimônio em nome de seus sócios. 

A Receita Federal estima que foram sonegados R$ 300 milhões nos últimos cinco anos. 

Os responsáveis pela estruturação e gerenciamento da fraude são pessoas que há muito tempo operam no ramo de frigoríficos e já foram, inclusive, sócios de empresas que já encerraram suas atividades e que têm débitos tributários em cobrança judicial superiores a R$ 170 milhões. 

 

Fonte:
Receita Federal

 

16/12/2010 16:12


Artigos Relacionados


Receita realiza operação em empresas suspeitas de emitir notas fiscais falsas para ambulantes em Curitiba

Pavan pede abate do gado de origem gaúcha em Santa Catarina

Receita faz operação para coibir fraudes na venda de empresas no Espírito Santo

Operação Berrante da PF desarticula fraudes em exportações de gado

Conab realiza leilões para comercialização de 6 produtos esta semana

CRA realiza nova audiência pública para discutir comercialização de arroz e trigo