Recife inaugura complexo cultural em homenagem ao frevo



Muita festa e alegria é o que se pode esperar para este domingo (9), em Recife (PE). Além de comemorar o Dia do Frevo, a cidade vai receber também o Paço do Frevo, um complexo cultural que será inaugurado em homenagem ao ritmo marcante de Pernambuco que funcionará em um prédio tombado, desde 1998, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife.

O espaço será destinado a preservar a riqueza e a cultura do frevo, buscando se tornar uma referência cultural, arquitetônica e histórica para todo o País. O complexo também vai abrigar áreas de lazer e espaço para pesquisa, capacitação e apoio ao profissional.

Durante o evento, a presidente do Iphan, Jurema Machado, vai entregar à prefeitura o Certificado do Frevo, Expressão Artística do Carnaval do Recife como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A programação do evento será extensa, terá inicio às 9h com os clarins anunciando o início das comemorações do Dia do Frevo na ponte Marquês de Olinda.

Estão previstas atrações para crianças, jovens e adultos ao longo de todo o dia. O projeto conta com o apoio do Iphan e Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Desde 5 de dezembro de 2012, o Frevo Pernambucano é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela Unesco durante a 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ocorrida em Paris. No Brasil, foi inscrito pelo Iphan no Livro de Registro das Formas de Expressão como Patrimônio Cultural Brasileiro em fevereiro de 2007.

Considerado uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira, o Frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, enraizada no Recife e em Olinda, em Pernambuco.

O gênero musical urbano surgiu no final do século XIX, no carnaval, em um momento de transição e efervescência social como uma forma de expressão popular nessas cidades. O Frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural.

Desde suas origens, o frevo expressa protesto político e crítica social em forma de música, dança e poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e expressão significativa da diversidade cultural brasileira.

Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional



08/02/2014 10:29


Artigos Relacionados


Memorial: Pholia 2007 abrirá o calendário carnavalesco de SP com homenagem aos cem anos do Frevo

Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi no Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

Conheça o projeto arquitetônico do Complexo Cultural Luz

Governo apresenta projeto do Complexo Cultural Luz

Conheça o Complexo Cultural Júlio Prestes

Eletrosul inaugura complexo de geração eólica no Rio Grande do Sul