Recursos para a saúde, DRU e Código Florestal na pauta do Plenário



O Plenário do Senado pode definir, nesta semana, o destino de três temas polêmicos que aguardam votação final na Casa: a regulamentação da Emenda 29, a Desvinculação de Receitas da União (DRU) e o Código Florestal. A votação ou não dos projetos que tratam desses assuntos, porém, depende ainda de negociação entre líderes partidários.

Nesta segunda-feira (28), foi realizada a quarta discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 87/2011, que prorroga a DRU até dezembro de 2015. Como o Regimento Interno exige que a votação de PECs em primeiro turno seja antecedida de cinco sessões de discussão da matéria, o texto já poderá ser votado na sessão desta terça (29). No entanto, caso sejam oferecidas emendas por um terço dos senadores, a PEC terá de voltar à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Na manhã desta terça, os líderes partidários devem firmar um acordo sobre a PEC 114/2011, cujo texto tem o mesmo teor da PEC 87/2011, mas com a diferença de já ter sido aprovado na Câmara dos Deputados. O maior interesse do governo é aprovar com rapidez a DRU, mecanismo que desvincula 20% das receitas de parte das contribuições econômicas e sociais, excetuadas as previdenciárias. Essa desvinculação totalizará para 2012 o valor líquido de R$ 62,4 bilhões.

A aprovação de qualquer das duas PECs que prorrogam a DRU, no entanto, esbarra em condição imposta por senadores do DEM e do PSDB. Eles exigem que o Plenário vote antes a regulamentação da Emenda 29, na forma de substitutivo ao PLS 121/2007, que define o montante da receita da União, estados e municípios a ser destinado à saúde.

A seu favor, a oposição tem a própria pauta do Plenário, que apresenta o PLS 121/2007 como primeiro item, enquanto a PEC 87/2011 é apenas o sexto. Na semana passada, os governistas tentaram inverter a pauta para garantir a votação da DRU antes, mas não tiveram sucesso. 

Ordem na pauta 

O Regimento Interno do Senado tem regras quanto à disposição de cada matéria na pauta da Ordem do Dia. Na pauta atual, primeiro entram os dois projetos com urgência já aprovada - a regulamentação da Emenda 29 e o PLS 225/2011, que modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal - e depois os projetos com votação em turno único ou segundo turno (PLC 56/2007 e PLS 185/2009). Na sequência, vêm duas PECs que estão em primeiro turno de votação: a que restabelece a exigência de diploma para jornalistas (PEC 33/2009) e a que prorroga a DRU (PEC 87/2011). 

Código Florestal 

A reunião dos líderes desta terça também tratará de outro tema considerado prioritário pelo Congresso e pelo governo: a votação em Plenário do projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011). O texto, que modifica a versão aprovada pela Câmara dos Deputados em maio, chegará ao Plenário nesta semana, com emendas dos senadores e pareceres de três comissões temáticas, além de requerimento de urgência.

Objeto de grande polêmica e mobilização, o novo Código Florestal busca definir limites entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento de diversas atividades econômicas, tanto na área rural quanto na urbana.



28/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Código Florestal pode entrar na pauta do Plenário na segunda

Requerimento para discutir implantação do Código Florestal está na pauta da CMA

Novo Código Florestal deve seguir para Plenário dia 22

Votação do Código Florestal é concluída em comissão do Senado e segue para o plenário

Para Luiz Henrique, novo Código Florestal pode ir a Plenário até meados de novembro

Senadores buscam acordo sobre MP do Código Florestal para garantir aprovação em Plenário